Rede de laboratórios Hermes Pardini contrata assessor financeiro

BR Partners irá decidir os próximos passos da estratégia de crescimento da rede de laboratório mineira

São paulo – A rede de laboratórios mineira Hermes Pardini contratou a assessoria financeira da BR Partners para decidir os próximos passos de sua estratégia de crescimento. Terceira maior empresa do setor, com faturamento estimado em 400 milhões de reais em 2010, o laboratório assinou com a BR Partners há cerca de dois meses com o objetivo de avaliar as opções de expansão, por meio de aquisições de empresas menores, e também as propostas de aquisição eventualmente recebidas pela companhia mineira. 

Desde o início do processo de consolidação dos laboratórios no país, liderado pelas redes Dasa e Fleury, o Hermes Pardini vem sendo apontado como um possível alvo de compra de concorrentes, de operadoras de saúde ou de fundos de investimento, interessados nos altos índices de crescimento do setor de serviços de saúde no Brasil. Segundo a BR Partners, porém, não há negociações avançadas para a venda do laboratório. “O setor ainda é muito segmentado e há espaço para consolidação”, afirmou Jório Salgado Gama, executivo do BR Partners. “A empresa está estudando qual o melhor caminho a seguir e não tem pressa para isso.”

Fundado há 51 anos pelo médico e empreendedor Hermes Pardini, o grupo hoje têm três sócios, todos filhos do fundador. Líder de mercado em Minas Gerais, o laboratório possui 25 unidades de atendimento na região metropolitana de Belo Horizonte. Além disso, possui uma unidade de processamento de exames que presta serviços a cerca de 5 mil laboratórios de todo o país – o atendimento de apoio, como é chamado, representa pouco mais da metade do faturamento do Hermes Pardini.