Quem é o alemão que ganhou 50 posições entre os mais ricos

Georg Schaeffler subiu da 71ª para a 21ª posição no último ranking de bilionários da Forbes

São Paulo – O alemão Georg Schaeffler está longe de ser o homem mais rico do mundo, mas ganhou destaque no último ranking de bilionários da revista Forbes depois de subir 50 posições na seleta lista.

Ocupando o 21º lugar agora, Schaeffler viu sua fortuna crescer 90% de 2014 para 2015, totalizando 26,7 bilhões de dólares. Na Alemanha, o empresário figura como a pessoa mais rica do país europeu.

Herdeiro do conglomerado das empresas Schaeffler, que desenvolve e produz equipamentos para máquinas e veículos, o bilionário detém 80% das ações da companhia fundada por seu pai.

Sua mãe, Maria-Elisabeth Schaeffler, é dona dos 20% restantes e ocupa a 201ª posição na lista da Forbes com fortuna avaliada em 6,7 bilhões de reais. Em 2014, ela ocupou o 430º lugar no ranking de bilionários.

Os negócios

O grupo Schaeffler é um dos maiores do mundo no setor em que atua. Em 2008, a companhia comprou por 15 bilhões de dólares boa parte das ações da Continental, que atua no segmento de pneus e autopeças.

A aquisição é considerada pelo mercado como uma das principais pela ascensão dos Schaeffler no ranking de bilionários, já que as ações da empresa adquirida valorizaram mais de 18 vezes desde 2009.

O grupo Schaeffler foi fundado em 1946 pelos irmãos Wilhelm e Georg Schaeffler, este último pai de Georg. Maria-Elisabeth assumiu a companhia em 1996 após a morte do marido. Wilhelm já havia morrido em 1981.

O bilionário

A empresa está presente em cerca de 50 países com mais de 170 unidades fabris. No Brasil, a companhia tem uma fábrica em operação na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo. A receita global do grupo ultrapassa a cifra de 15 bilhões de dólares por ano

Atualmente, Georg é chefe do conselho do grupo Schaeffler e um dos membros do conselho da Continental. O bilionário estudou direito nos Estados Unidos e tem mestrado na área de direito de negócios internacionais. Ele tem 50 anos e é divorciado.