Quem é Lei Jun – bilionário conhecido como Steve Jobs chinês

Fundador da Xiaomi, Jun foi eleito empresário do ano pela Forbes Ásia em 2014

São Paulo – Lei Jun tem 44 anos e é dono da maior companhia de telefonia móvel na China, a Xiaomi. Conhecido como Steve Jobs chinês, ele foi eleito pela Forbes Ásia o empresário do ano 2014.

De acordo com a publicação, sua fortuna atual é de mais de 9 bilhões de dólares. Na China, ele é o nono homem mais rico.

“Se eu dissesse que tudo isso iria acontecer quatro anos atrás, ninguém acreditaria em mim”, disse Jun em entrevista à revista recentemente.

A Xiaomi foi fundada em 2010 e é a terceira maior em vendas de smartphones no mundo, perdendo apenas para a Samsung e Apple. No mercado chinês, figura como a maior em vendas de aparelhos celulares.

A empresa somou receita de 5,5 bilhões de dólares no primeiro semestre do ano e tem atualmente 3.000 funcionários, muitos deles ainda estudantes de engenharia.

No mês passado, no feriado do Dia do Solteiro, na China, a companhia vendeu por meio do site do Alibaba 1 milhão de smartphones em apenas 24 horas.

A Xiaomi tem fama de oferecer aparelhos de celulares e tabletes com preços bem acessíveis e tecnologias de ponta.

Dedicação

O sucesso da companhia em tão pouco tempo de operação, no entanto, não foi pura sorte. Jun, embora casado e com dois filhos, se autodenomina workaholic e trabalha em média 100 horas por semana.

Além de presidente da Xiaomi, ele é também diretor-executivo na Kingsoft, presidente do UCWeb, da YY.com  e do Great Wall Club. E agora, o empresário do ano na China.