Quem é Daniel Zhang, o novo presidente do Alibaba

Sob sua liderança, "Taobao Mall rapidamente se tornou um dos negócios mais importantes do grupo Alibaba"

São Paulo – Contador, diretor financeiro e responsável por resultados recordes, Daniel Zhang, 43, é o novo presidente do grupo Alibaba. Ele irá substituir Jonathan Lu, que continuará como vice-presidente, a partir de domingo, 10 de maio.

A mudança para um presidente mais novo marca um “futuro no qual a geração pós-1970 irá comandar as tropas”, afirmou Jack Ma, em um momento que o grupo enfrenta maior concorrência.

Jack Ma, fundador do grupo chinês, disse que “não há pessoa melhor para liderar o Alibaba ao embarcarmos na nova etapa de nosso crescimento”. Para ele, “Daniel é um líder de negócios internacionais reconhecido, inovador e com um forte histórico de entregar resultados”.

Zhang se formou em finanças na Universidade de Finanças e Economia de Xangai.

Antes do Alibaba, Zhang atuou como diretor financeiro da Shanda Interactive Entertainment, empresa aberta de desenvolvimento de jogos, e na divisão da PricewaterhouseCoopers em Xangai.

Entrou no grupo com sede em Hangzou em 2007 e foi um de seus fundadores. Seu primeiro cargo foi como diretor financeiro do Taobao Marketplace, passando depois para diretor de operações.

“Taobao Mall rapidamente se tornou um dos negócios mais importantes do grupo Alibaba e foi bastante reconhecido por consumidores e marcas na China e pelo mundo”, afirma um comunicado do grupo.

Em 2011, quando o Tmall se tornou independente do Taobao, Zhang foi nomeado presidente da divisão. Logo, o serviço se tornou um dos maiores negócios de comércio entre empresas e consumidores do mundo.

Ele atuou como COO do Grupo Alibaba desde setembro de 2013. Foi um dos orquestradores do Dia dos Solteiros, que até então era uma comemoração obscura chinesa, comemorada em novembro. 

No ano passado, a data se tornou o maior dia de compras online do mundo, superando a Black Friday nos Estados Unidos. Na ocasião, o site registrou receitas recordes de mais de 9,3 bilhões de dólares.