Projeto de inovação da Fiat terá R$ 23,3 milhões do BNDES

Entre os projetos a serem desenvolvidos está um painel fotovoltaico para captação de energia solar, para diminuir o consumo de combustível e a emissão de gases

Rio – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta quarta-feira, 13, a aprovação de empréstimo de R$ 23,3 milhões para um projeto de inovação da Fiat, incluindo a instalação de um centro de excelência especializado em dinâmica e segurança veicular, em Belo Horizonte (MG).

Em nota, o BNDES destacou, entre os projetos a serem desenvolvidos, um painel fotovoltaico para captação de energia solar, a ser utilizado no teto de veículos automotores, com o objetivo de reduzir a carga elétrica e o tamanho do alternador dos veículos, diminuindo o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes.

Outro projeto é o desenvolvimento de um nanofluido para atuar diretamente no sistema de controle de temperatura de motores de automóveis.

Segundo o BNDES, a Fiat firmou contrato de prestação de serviços com universidades e centros de pesquisa e desenvolvimento, como a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Centro de Inovações CSEM Brasil (ligado ao centro suíço de eletrônica e microtecnologia).

O centro especializado em dinâmica e segurança veicular da Fiat será instalado nas dependências da PUC de Minas e terá um laboratório dotado de equipamentos e sistemas para simulação em tempo real de dinâmica e segurança de veículos.