Produção da Petrobras no Brasil cai 5% em março

Em fevereiro, a Petrobras produziu 2,098 milhões de barris. Em março do ano passado, a produção no país foi de 2,039 milhões de barris

São Paulo – A produção de petróleo da Petrobras no Brasil caiu 5 por cento em março na comparação com fevereiro, para 1,993 milhão de barris por dia, informou a estatal nesta sexta-feira.

Em fevereiro, a Petrobras produziu 2,098 milhões de barris. Em março do ano passado, a produção no país foi de 2,039 milhões de barris.

“Paradas para manutenção das plataformas P-51, no campo de Marlim Sul, P-57, no campo de Jubarte, e FPSO Brasil, no campo de Roncador, assim como a interrupção da produção do campo de Frade, operado pela Chevron, todos na bacia de Campos, ocasionaram redução de 105 mil barris por dia (5%) na produção nacional, em relação ao mês anterior…”, afirmou a estatal em nota.

Na semana passada, análise publicada pela Reuters já indicava que a produção da Petrobras no Brasil teria queda, por conta do vazamento em Frade, onde a produção foi suspensa e a Petrobras tem 30 por cento de participação, além de paradas em plataformas.

Por outro lado, a Petrobras apontou alguns acontecimentos positivos em março para a produção no Brasil.

“Um dos destaques nas atividades de produção no Brasil, em março, foi o início de operação do teste de longa duração (TLD) na área informalmente conhecida como Oliva, no pós-sal da bacia de Campos, entre os campos de Pampo e Espadarte”, disse a estatal.

Segundo a nota, essa área, descoberta após a perfuração do poço 3-RJS-670 em maio de 2010, aponta para volumes recuperáveis estimados em 246 milhões de barris.

No exterior, o principal destaque nas atividades foi o início da produção no campo de Cascade, com o FPSO BW Pioneer. “Ele está localizado a aproximadamente 250 km da costa do Estado da Louisiana, no Golfo do México americano, em profundidade de água de 2500 metros (recorde mundial)”, afirmou a Petrobras, a primeira empresa a empregar uma plataforma do tipo FPSO para desenvolver um campo de petróleo na região.

A produção média de petróleo e gás natural da Petrobras, em março, no Brasil e no exterior, somou 2,599 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed). Em fevereiro, a produção total em boe, que inclui gás, somou 2,7 milhões de barris.

Os campos localizados no Brasil produziram, em média, 2,346 milhões de boed em março. No exterior, a produção foi de 253.492 boed.