Procon-SP autua Harley-Davidson por demora em anunciar recalls

Sete campanhas iniciadas nas últimas semanas já tinham sido iniciadas nos EUA há anos

São Paulo – A Fundação Procon-SP vai autuar, nesta sexta-feira (01/07), a Harley-Davidson do Brasil por ter demorado a anunciar sete campanhas de recall no país envolvendo 26 modelos de motocicletas, diz comunicado da entidade de defesa do consumidor. Segundo o Procon, todas as campanhas já haviam sido iniciadas nos Estados Unidos, sendo que, em um dos casos, houve demora de mais de 7 anos.

As motos são das marcas Harley-Davidson e Buell, cuja responsabilidade é da mesma empresa. A Harley já havia sido notificada pelo Procon no dia 20 de junho a prestar esclarecimentos. De acordo com o órgão, as explicações sobre os motivos da demora nos recalls não foram satisfatórias, o que motivou a autuação.

Os recalls são procedimentos obrigatórios quando a empresa constata vício de fábrica no seu produto que possa acarretar acidentes e problemas à saúde dos usuários. A Harley-Davidson do Brasil disse que só vai se pronunciar a respeito da autuação depois que for oficialmente comunicada pela Fundação Procon-SP.

Veja a seguir os sete recalls realizados pela Harley-Davidson e pela Buell no Brasil nas últimas semanas:

Modelos Buell 1125R e 1125CR anos 2007 e 2008: no caso dos modelos 1125R, é preciso reparar a 5ª marcha do eixo da embreagem, que pode travar devido à falta de lubrificação; já os modelos 1125CR precisam de reparos na guia de tensão da corrente do cilindro traseiro, uma vez que uma falha prematura deste componente pode fazer com que detritos plásticos bloqueiem a tela do filtro de bomba de óleo. Campanha iniciada no Brasil em 20 de junho de 2011, e nos Estados Unidos em 13 de junho de 2008 e 16 de outubro de 2008.

Modelos Harley-Davidson V-ROD Street Rod (anos 2005 e 2006) e Sportster XL883 e XL883 C (anos 2004 a 2007), Sportster XL883 R (anos 2005 a 2007) e XL883 L (anos 2006 e 2007): reparo no cano de escape, pois a calça do motociclista pode enroscar no cano de escape, o que pode ocasionar queimadura. Campanha iniciada no Brasil em 20 de junho de 2011, e nos Estados Unidos em 27 de julho de 2007.

Modelos Buell 1125R e Lightining Long XB12Ss, ano 2008: reparo na tubulação do freio direito, pois o pneu dianteiro pode esbarrar na tubulação do freio, provocando um furo na tubulação, com eventual vazamento de fluido de freio. Campanha iniciada no Brasil em 21 de junho de 2011, e nos Estados Unidos em 31 de março de 2009.

Modelos Harley-Davidson Touring Ultra Classic Electra Glide e Road King Police (anos 1999 a 2003): reparo no disjuntor principal, que pode abrir em situações não planejadas, ocorrendo desligamento do motor. Modelos Harley-Davidson Road King Police, Electra Glide Classic, Electra Glide Ultra Classic, CV0 Road King e CV0 Ultra Electra Glide, ano 2008: reparo na carcaça do filtro de combustível, que pode apresentar, em alguns casos, rachaduras e vazamentos, afetando o desempenho do motor. Campanha iniciada no Brasil em 21 de junho de 2011, e nos Estados Unidos em 17 de março ed 2004 e 21 de junho de 2008.

Modelo Sportster XL883 e XL883 C 2004 e 2005: reparo na válvula de combustível, instalada com indicação incorreta da posição reserva, invertida em relação à posição normal. Modelos Sportster XL883, XL883 C, XL883 L e XL883 R 2006 e 2007: reparo no regulador de voltagem, que pode entrar em contato com o para-lama dianteiro em decorrência de incorreção na sua espessura. Modelos XL883 e XL883 R 2006 e 2007: reparo no pneu dianteiro, que pode estar fora das especificações para estes modelos. Modelos XL883 R 2005: reparo na luz de freio, que pode não apagar. Campanha iniciada no Brasil em 22 de junho de 2011, e nos Estados Unidos em 21 de janeiro de 2004, 2 de junho de 2006, 14 de dezembro de 2006 e 24 de janeiro de 2007.

Modelo Uliyses XB12X 2005: reparo no descanso lateral, cujos parafusos podem apresentar fadiga prematura e quebrar. Modelo Uliyses XB12X 2005 e 2006: reparo no sensor do ângulo de inclinação, que pode conferir uma falsa leitura de tombamento da motocicleta. Campanha iniciada no Brasil em 22 de junho de 2011, e nos Estados Unidos em 7 de julho de 2006 e 24 de janeiro de 2007.

Modelos Screamin’ Eagle Springer, Softail Standard, Heritage Classic, Fat Boy, Night Train e Deluxe: reparo no cabo da bateria, com risco de acidentes ao condutor e terceiros. Campanha iniciada no Brasil em 23/06/2011, e nos Estados Unidos em 20/04/2007.

Para conferir se a sua moto faz parte do recall, basta digitar o chassi no site da respectiva marca, no espaço dedicado às campanhas de recall. O contato com a Harley-Davidson pode ser feito pelo site www.harley-davidson.com.br ou pelo telefone 0800-724-1188. Para entrar em contato com a Buell, basta acessar www.buell.com/pt_PT/home.html ou ligar para 0800-724-1188.