Presidente do Walmart é demitido após resultado ruim nos EUA

Após pior crescimento de vendas em cinco anos, Bill Simon, o CEO do Walmart nos Estados Unidos, será substituído por Greg Foran, que comandava a rede na Ásia

São Paulo – Bill Simon não é mais o presidente executivo do WalMart nos Estados Unidos. O anúncio ocorre pouco depois de o Walmart ter revelado o pior crescimento de vendas em um segundo trimestre nos últimos cinco anos.

As vendas caíram 1,7% nos Estados Unidos, resultado que a companhia atribuiu ao inverno rigoroso que continuou sob o país na primeira metade do período. A verdade, porém, é que o Walmart vem apresentando resultados decepcionantes há mais tempo que isso.

Em 2013, a rede teve uma das maiores faltas de estoque de sua história, o que fez com que consumidores fiéis deixassem de procurá-la, mesmo depois que a situação estava regularizada. 

Este foi o quinto trimestre consecutivo de vendas em declínio no país e espera-se que o padrão se repita nos resultados do próximo período, que deve sair ainda em agosto.

Simon, que estavan a companhia desde 2010, será substituído por Greg Foran, que chegou ao Walmart um ano depois, foi presidente do Walmart China em 2012 e, desde o ano passado, comandava o braço da rede na Ásia.