Posco vai construir siderúrgica na Indonésia

Seul – A Posco afirmou que vai construir uma usina em Cilegon, na Indonésia, em parceria com a estatal indonésia Krakatau Steel. O projeto faz parte da estratégia da siderúrgica sul-coreana para expandir suas operações nos mercados do Sudeste Asiático. As duas companhias investirão entre US$ 5 bilhões e US$ 6 bilhões na construção da usina, segundo Gita Wiryawan, diretor do Conselho de Investimentos da Indonésia. “O governo indonésio está considerando o pedido da Posco por incentivos fiscais relacionados ao projeto”, acrescentou Wiryawan.

A Posco afirmou que espera ganhar uma base de operações nos mercados do Sudeste Asiático – que importam mais de 30 milhões de toneladas ao ano de produtos de aço – ao obter acesso a amplas reservas de minério de ferro e de carvão na Indonésia. Em um comunicado, a companhia sul-coreana, quarta maior siderúrgica do mundo em produção, informou que vai começar a construção da usina com a Krakatau no fim de 2011. A unidade vai eventualmente produzir 6 milhões de toneladas de aço por ano. A Posco disse que completará o primeiro estágio de construção, quando terá 50% da capacidade total, até dezembro de 2013.

Separadamente, um porta-voz da Posco afirmou que a siderúrgica escolheu três corretoras para administrar sua oferta por uma fatia na Daewoo International. A estatal Korea Asset Management (Kamco) planeja vender uma participação de 35,5% na empresa de trading e desenvolvimento de reservas. As informações são da Dow Jones.