Posco fecha contrato de US$ 2,1 bi com a Vale

Com prazo de dez anos, o contrato garante à maior siderúrgica coreana o fornecimento de 100 milhões de toneladas de minério de ferro

A Posco, maior siderúrgica da Coréia do Sul, assinou um contrato de fornecimento de minério de ferro com a Companhia Vale do Rio Doce. O contrato tem prazo de dez anos e garante aos coreanos, neste período, 100 milhões de toneladas de minério de ferro, a um custo de 2,1 bilhões de dólares. Segundo comunicado da Posco, o contrato termina em 2015. A Vale do Rio Doce não confirmou oficialmente a assinatura do contrato.

O acordo é estratégico para a Posco, quinta maior siderúrgica do mundo. Por um lado, assegura a continuidade do abastecimento de minério de ferro, já que o atual contrato, de cinco ano, também assinado com a Vale, vencerá em maio do próximo ano. Outro ponto positivo é a segurança em relação a eventuais flutuações no preço internacional do minério. Atualmente, o aquecimento do mercado chinês, crescente importador de minério de ferro para suas siderúrgicas, está elevando o preço dessa commodity no mercado mundial.

Mesmo com as recentes sinalizações de queda da demanda global de aço, motivada pela desaleceração das principais economias, as siderúrgicas projetam um crescimento de 7,5% sobre o ano passado, atingindo uma produção de 1,03 bilhão de toneladas em 2004. “O acordo nos assegura um suprimento consistente de matéria-prima de elevada qualidade, num momento em que o desabastecimento mundial ameaça os produtores de aço”, afirma a nota da Posco.