Portais humanos em ação

A BP cultiva o que chamamos de portais humanos, um tipo de gerente-T que ajuda os indivíduos a localizar pessoas na organização que possam lhes oferecer as informações de que necessitam. Les Owen, engenheiro da BP no Alasca, é um desses portais. A exemplo de seus colegas da empresa, seu papel é informal. Recentemente, Owen pôs em contato um engenheiro da BP — que precisava de algumas informações sobre proteção contra raios em tubulações — com dois engenheiros de outro setor da empresa. O intercâmbio — aqui reproduzido em versão editada com nomes, lugares e episódios comerciais significativos alterados — é digno de nota não por causa dos resultados extraordinários obtidos e sim porque é um exemplo típico do modo como Owen e muitos outros como ele exercem o papel de mediador de informações.

1 -De: Larry Watson

Para: Les Owen

Assunto: proteção contra raios

Já faz algum tempo que não nos falamos. Você conhece alguém que entenda bem de procedimentos e de proteção contra raios? Vários raios atingiram nossas tubulações nos últimos tempos.

2 – De: Les Owen

Para: Ian French

Assunto: Re. Proteção contra raios.

Como estão as coisas em Houston? Veja se pode nos ajudar com o pedido anexo de informações. Creio que sua experiência anterior na região onde o Larry está, sempre sujeita a raios, pode ser de grande valia agora.

3 – De: Ian French

Para: Nigel Wallace

Cc: Les Owen

Assunto: proteção contra raios

Les Owen, funcionário do setor de tubulações da BP no Alasca, recebeu um pedido de ajuda de Larry Watson, engenheiro de tubulações na Sibéria, sobre procedimentos de proteção contra raios. Antes de encaminhar minha resposta, gostaria de saber se você tem algo a comentar a respeito. Eles estão interessados em equipamentos e dispositivos eletrônicos necessários para a proteção do conjunto de bombeamento das tubulações.

4 – De: Nigel Wallace

Para: Ian French

Cc: Les Owen

Assunto: Re. Proteção contra raios

Há várias propostas inovadoras para proteção contra raios. Pessoalmente, prefiro um bom aterramento e o uso de pára-raios para proteção de componentes mais vulneráveis. Veja no anexo uma cópia de um trabalho em slides apresentado no fórum de redes elétricas da BP em Windsor, em novembro. Ligue se tiver alguma dúvida. Farei o que for possível para ajudá-lo nessa área, que muitos consideram bastante complexa, embora eu não ache.

5 – De: Les Owen

Para: Larry Watson

Assunto: Re. Proteção contra raios

Recebi o seguinte anexo sobre sua indagação. Sugiro que você entre em contato com o Nigel e o Ian em Houston, caso tenha mais alguma dúvida.