Por que Jack Ma, o mais rico da China, decidiu se aposentar aos 54 anos

Fundador do Alibaba vai se dedicar à filantropia e já avisou: "Não vim a este mundo para trabalhar".

São Paulo – O criador do Alibaba e homem mais rico da China, Jack Ma, anunciou que vai deixar a presidência da companhia. O empresário tem apenas 54 anos e é dono de uma fortuna avaliada em 36,6 bilhões de dólares. Sua empresa, o Alibaba, é uma das maiores varejistas da internet. Por que, então, parar?

Em entrevista ao jornal The New York Times, Ma disse que vai dedicar seu tempo e seu dinheiro a projetos filantrópicos e à educação. Antes de fundar o Alibaba, em 1999, ele foi professor de inglês.

Anunciada na sexta-feira, a aposentadoria de Ma ocorrerá daqui um ano, quando o Alibaba completa duas décadas de vida. Ele será substituído pelo atual CEO, Daniel Zhang. Inicialmente, o The New York Times chegou a noticiar que o executivo deixaria a companhia a partir desta segunda-feira, o que inclusive derrubou as ações da empresa, mas a informação foi corrigida.

Para o Alibaba, a saída de Ma significa que a companhia “chegou a outro nível de governança corporativa, de uma empresa que depende de indivíduos para uma construída sobre sistemas de excelência organizacional e uma cultura de desenvolvimento de talentos”, disse o executivo em um comunicado institucional.

A decisão do bilionário é incomum para os padrões chineses. Por lá, os grandes empresários costumam permanecer em seus negócios muito além dos cinquenta e poucos anos. Especula-se se a saída de Ma está ligada ao momento econômico chinês, que depois de um longo período de bonança, enfrenta um período de crescimento mais lento, temperado com uma guerra comercial com os Estados Unidos. Para as empresas privadas do país, há ainda o agravante do intervencionismo do Estado, que também tem crescido.

O Alibaba nega que a aposentadoria de seu fundador tenha relação com esses fatores. Fato é que o empresário já afirmou diversas vezes sua intenção de se aposentar cedo. Em entrevista recente à Bloomberg TV, Jack Ma afirmou que nunca poderia ser tão rico quanto o fundador da Microsoft, Bill Gates, mas que poderia se aposentar mais cedo do que ele. Gates deixou o comando da Microsoft em 2014, aos 58 anos.

No ano passado, durante o Fórum Econômico Mundial, chegou a dizer que não quer “morrer no escritório”. “O mundo é tão maravilhoso. Por que eu preciso ser o CEO do Alibaba todo o tempo? Eu não vim a este mundo para trabalhar, vim a este mundo para aproveitar a vida. Eu não quero morrer no escritório, quero morrer na praia”, afirmou na época.

Também não dá para dizer que Ma é o que entende-se por um empresário comum, seja na China ou em qualquer outro lugar. No ano passado, durante a festa de aniversário do Alibaba, Ma usou um uniforme militar e uma máscara dourada enquanto cantava clássicos de Michael Jackson como “Billie Jean” e “Black and White”. Adepto do Tai Chi Chuan, Ma inclui a prática e a filosofia da arte marcial no seu trabalho. Ele já apareceu com um robe preto e sapatos tradicionais ao assinar um contrato.

Mesmo quando o prazo de um ano terminar, Jack Ma não se desligará totalmente do Alibaba. Hoje ele detém cerca de 6% da companhia e deve permanecer no conselho de administração da empresa.

Jack Ma fundou o Alibaba em seu apartamento há 19 anos. A empresa se tornou uma das maiores varejistas online do mundo, e tem valor de mercado estimado em 420 bilhões de dólares. Recentemente, o Alibaba reportou um aumento de 61% em sua receita, para 80,9 bilhões de iuanes, superando as expectativas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s