Philips cria solução de m-commerce

Divisão da empresa desenvolve aplicativo para venda de músicas

A CryptoTec, uma divisão da Philips Philips Digital Networks, diz ter desenvolvido um novo aplicativo para m-commerce – como é conhecido o processo de compras via dispositivos móveis – que permitirá que os usuários de celulares identifiquem e comprem uma música que esteja tocando numa estação de rádio.
Segundo o site inglês The Register, que cita como fonte a revista New Scientist, o sistema funciona mais ou menos assim: você disca para um dos provedores do serviço, coloca seu aparelho próximo à fonte de música por alguns segundos e então recebe a faixa que você selecionou para compra por meio de uma mensagem de texto.

A CryptoTec explica que o sistema utiliza a tecnologia Waveform Matching para identificar a música. Isso se torna possível porque cada uma das faixas tem uma espécie de código único.

Ainda segundo o site, a Philips não está sozinha na busca de soluções para incrementar o mercado de música online. Empresas como Tiscali, HMV e BTopenworld também já vêm trabalhando para converter o negócio de música online em algo lucrativo e legal, ou seja, sem infringir os direitos autorais.