Petrobras inicia operação de unidade de diesel na Refap

Unidade amplia em 12 mil barris por dia o volume de produção de diesel na companhia

Rio – A Petrobras divulgou nesta quarta-feira, 03, comunicado em que informa ter iniciado hoje as operações de uma nova unidade de tratamento de diesel na Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas, Rio Grande do Sul.

De acordo com o comunicado, a unidade amplia em 12 mil barris por dia o volume de produção de diesel na companhia, além de gerar uma economia de R$ 16 milhões na redução de custos de importação para atender à demanda local.

A unidade UHDT-II, de hidrotratamento, é voltada para a produção do combustível diesel S-10, com baixo teor de enxofre. Ela começou a ser concluída em 2011 e tem, segundo o comunicado, 86% de conteúdo local.

Em 2005, a Refap já havia inaugurado outra unidade do mesmo processo. Ainda assim, segundo a Petrobras, a companhia precisava importar o produto para atender à demanda interna.

A unidade utiliza o hidrogênio para o processo de remoção de enxofre do diesel combustível, gerando um produto com menor teor que atende à atual legislação sobre o tema.

O hidrogênio utilizado no processo também é produzido na Refap, como parte de outros procedimentos do parque de refino local.