Petrobras ganha prêmio internacional de Melhor Empresa de Energia

Outra empresa brasileira vencedora no evento em Nova York foi a Braskem, que ganhou o prêmio de Inovação Petroquímica do Ano

Nova York – A Petrobras ganhou nesta quinta-feira o prestigioso prêmio Platt Global Energy 2011 nas categorias de Melhor Empresa de Energia do Ano e Melhor Produtor Energético do Ano, durante uma cerimônia realizada em Nova York.

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, recebeu o prêmio em nome da companhia, reconhecida por sua “clara visão sobre o futuro da indústria energética”, em um jantar de gala no hotel nova-iorquino Cipriani.

O júri do prêmio destacou, entre os méritos da empresa brasileira, os progressos obtidos na exploração da camada Pré-Sal, além do desenvolvimento de tecnologias avançadas e da expansão nos trabalhos de refino de petróleo.

Outra empresa brasileira prestigiada no evento foi a Braskem, que ganhou o prêmio de Inovação Petroquímica do Ano. Os jurados ressaltaram os trabalhos inovadores em produtos provenientes do refino de óleo bruto e o caráter sustentável da companhia, além da inauguração da fábrica pioneira de eteno verde em 2010.

Os organizadores da 13ª edição do prêmio anual – considerado o “Oscar da energia” – agraciaram ainda o presidente da Dow Chemical Company, Andrew Liveris, com o prêmio Executivo-Chefe do Ano por sua “voz dentro da indústria energética”. Gabrielli também era candidato a essa categoria.

Entre outros agraciados da noite, estavam a empresa alemã E.ON, reconhecida como Gerador de Energia Ecológica do Ano por sua busca “promissora” de energia eólica, e a espanhola Gas Natural Fenosa, que recebeu o prêmio de Melhor Programa de Desenvolvimento Comunitário do Ano.