Petrobras conclui negociação com Eletrobras sobre dívida por combustíveis

Entendimento entre as companhias é importante para permitir avanço de privatização das distribuidoras da Eletrobras que atuam no Norte e Nordeste

São Paulo – A Petrobras concluiu negociações com a Eletrobras e distribuidoras de energia controladas pela elétrica estatal, visando a celebração de acordo relativo a parte das dívidas dessas empresas com a petroleira pelo fornecimento de combustível para a geração de energia no norte do país, de acordo com comunicado nesta segunda-feira.

O entendimento entre as companhias é importante para permitir o avanço de um processo de privatização das distribuidoras da Eletrobras que atuam no Norte e Nordeste.

A elétrica estatal e o governo têm falado em realizar em junho um leilão para a venda do controle das distribuidoras, mas a dívida de algumas das empresas junto à Petrobras ameaçavam o andamento do negócio.

Os débitos entre as empresas da Eletrobras e a Petrobras somam cerca de 20 bilhões de reais, com a maior parte da dívida atribuída à distribuidora de energia da estatal no Amazonas, a Eletrobras Distribuição Amazonas.

“Os instrumentos contratuais referentes à operação serão firmados pelas partes na data de hoje”, afirmou a Petrobras, sem detalhar os valores envolvidos nas tratativas.

A estatal adicionou que fatos relevantes sobre o tema serão divulgados posteriormente ao mercado.

(Por Luciano Costa)