Petrobras capta R$6,5 bi em crédito à exportação com BB

A Petrobras informou ainda que liquidou antecipadamente notas de crédito à exportação, cujo saldo devedor somava R$ 7,5 bi

São Paulo – A Petrobras informou nesta quarta-feira que assinou em 26 de fevereiro novo contrato para financiamento a exportações no valor de 6,5 bilhões de reais, com vencimento em 2024.

Segundo uma nota divulgada ao mercado, a Petrobras informou ainda que simultaneamente liquidou antecipadamente notas de crédito à exportação (NCEs) emitidas em favor do BB, cujo saldo devedor (principal) somava 7,5 bilhões de reais. Os contratos liquidados venciam entre 2019 e 2021.

A petroleira vem realizando um amplo trabalho em busca de melhorar o perfil da dívida, a maior do setor no mundo, reduzindo custos e alongando valores devidos no mercado.

A Petrobras prevê reduzir sua dívida líquida para 77 bilhões de dólares até o fim deste ano, volume 12,6 por cento menor que a registrada no terceiro trimestre de 2017, disse a petroleira em fevereiro.

A estatal afirmou ainda que as obrigações financeiras e não financeiras do novo contrato entre Petrobras e o BB estão de acordo com as práticas adotadas no mercado e nos demais contratos de dívida da estatal, e a precificação está em linha com o custo médio da dívida da companhia.