Petrobras adere a grupo para reduzir emissões de gases de efeito estufa

Oil and Gas Climate Initiative (OGCI) é uma das principais iniciativas do setor de óleo e gás para reduzir e capturar emissões de gases de efeito estufa

São Paulo – A Petrobras informa que seu Conselho de Administração aprovou, em reunião realizada nesta quarta-feira, 28, a adesão da companhia à Oil and Gas Climate Initiative (OGCI). Essa é uma das principais iniciativas do setor de óleo e gás para reduzir e capturar emissões de gases de efeito estufa.

Em nota, a empresa diz que a iniciativa reúne dez das maiores companhias mundiais de óleo e gás, que, juntas, representam mais de 25% da produção global.

O objetivo principal da OGCI, grupo liderado por presidentes da BP, Petrobras, CNPC, Eni, Pemex, Repsol, Saudi Aramco, Shell, Statoil e Total é liderar a resposta do setor às mudanças climáticas.

O compromisso previsto pela OGCI Climate Investments, braço de investimentos da iniciativa, para apoiar o desenvolvimento, implantação e ampliação de tecnologias de baixas emissões é de US$ 1 bilhão, nos próximos dez anos, cujo desembolso será distribuído igualmente entre todos os membros da OGCI durante esse período.

“A adesão ao OGCI está alinhada à estratégia da Petrobras de preparar a companhia para um futuro baseado em uma economia de baixo carbono, conforme divulgado em seu Plano de Negócios e Gestão 2018-2022, e reforça o compromisso da empresa com a redução de emissões e com uma matriz energética mais eficiente”, diz a estatal.