Paypal investe pesado em cartões de pagamento nos EUA

7 milhões de lojas físicas serão cobertas pelo acordo fechado entre a Paypal e uma financeira americana

São Paulo – O mundo virtual já não é o bastante para a Paypal, um dos maiores serviços de pagamento pela internet do planeta. A empresa decidiu investir pesado também na intermediação de transações no mundo real.

Para isso, fechou um acordo com a financeira Discover Financial Services para avançar no setor de varejo. Segundo a agência de notícias Reuters, a parceria permitirá à Paypal atingir 7 milhões de lojas físicas que pertencem à rede da Discover.

A Paypal vai emitir cartões de pagamento para os seus clientes, que poderão realizar suas compras nos estabelecimentos credenciados. Estima-se que a base de clientes da empresa seja de 50 milhões de pessoas nos Estados Unidos.

“Pedágio”

Como em outras operações de intermediação, a Paypal cobrará uma taxa por transação dos comerciantes que aceitarem o pagamento via cartão. Já a Discover espera lucrar com o aumento do volume de transações.

Esta não é a primeira vez que a Paypal investe no mundo físico. No ano passado, por exemplo, a empresa fechou acordos semelhantes com mais de 15 varejistas, como a Home Depot e a Office Depot, que passaram a aceitar os cartões da Paypal como meio de pagamento. Mas o acordo com a Discover é a maior iniciativa da empresa nesta área até agora. Sinal de que as empresas, cada vez menos, fazem distinções sobre a origem dos lucros: se real, ou virtual, o que importa é estar no caixa.