Para controladores da Oi, Bava renova visão estratégica

Em comunicado, os acionistas lembram que o português Zeinal Bava, de 46 anos, presidia a Comissão Executiva da Portugal Telecom, SGPS, S.A.

Rio de Janeiro – Os acionistas controladores da Oi divulgaram uma nota nesta terça-feira, 4, afirmando que estão certos “de que Zeinal Bava reúne as competências e experiências necessárias para não só acelerar o processo de turnaround da Oi como também trazer uma visão estratégica de serviços inovadores que irão levar a Oi à liderança do mercado de telecomunicações do Brasil”.

No comunicado, os acionistas lembram que o português Zeinal Bava, de 46 anos, presidia a Comissão Executiva da Portugal Telecom, SGPS, S.A. (empresa holding do grupo Portugal Telecom responsável pelos investimentos em Portugal, África, Ásia e Brasil). Em seu lugar, assume Henrique Granadeiro, acumulando a nova função com o cargo de presidente do Conselho de Administração da PT.

Com a eleição para o novo posto, Bava renuncia ao cargo de membro do Conselho de Administração da Oi, assim como dos Conselhos da Telemar Participações, da CTX Participações e da Contax Participações.

“Ele continuará a realizar intervenções em Portugal em projetos estratégicos, de inovação e nos trabalhos conjuntos Oi/PT, fator decisivo para permitir a otimização das sinergias entre os Grupos Oi e PT”, disse a nota distribuída pelos controladores da Oi – La Fonte, Andrade Gutierrez, BNDES, Previ, Funcef, Petros, Fundação Atlântico e Bratel Brasil (Portugal Telecom).

Formado em Engenharia Eletrônica e Eletrotécnica pela University College of London, Bava foi eleito o melhor CEO no setor de Telecomunicações da Europa pela Institutional Investor, em 2010, 2011, 2012 e 2013.

“Para a Telemar Participações, a experiência de Zeinal Bava adquirida no processo de transformação tecnológica e operacional da Portugal Telecom, aliada à qualidade da equipe da Oi, será vital para a companhia.

Ele contribuiu decisivamente para a celebração da Aliança Industrial atualmente existente entre os Grupos Oi e Portugal Telecom, parceria estratégica com o objetivo de aliar os benefícios de escala e diversificação geográfica que o mercado brasileiro oferece à experiência do Grupo Portugal Telecom no desenvolvimento de soluções inovadoras e tecnologicamente avançadas para clientes empresariais, na convergência fixo-móvel e TV por assinatura”, descreveu o comunicado.