Pão de Açúcar compra participação na Nova Pontocom

Por 105 milhões de reais, grupo adquiriu 8,16% da empresa de varejo na internet e se tornou sócio majoritário

São Paulo – O Grupo Pão de Açúcar (GPA) anunciou mais uma novidade. Por 105 milhões de reais, a companhia adquiriu 8,16% de participação na Nova Pontocom, empresa de varejo eletrônico da Via Varejo. Com a aquisição, o GPA passou a ser dono de 52,06% dos papéis da firma – tornando-se assim seu sócio majoritário.

O negócio foi feita em duas partes. A primeira delas diretamente com a Via Varejo, de quem o GPA adquiriu 6,2% de participação por 80 milhões de reais. Já os outros 1,9% estavam na mão de sócios minoritátios e custaram à companhia 25,2 milhões de reais.

Com as mudanças, a composição societária da Nova Pontocom ficou assim: o GPA é dono de 52% de participação, a Via Varejo comanda outros 44% e os 4% restantes ficam na mão dos sócios minoritários.

Além da compra anunciada ontem, há boatos de que o GPA pode investir em breve 200 milhões de reais na aquisição de 75% de participação na Bartira, fabricante de móveis que é sua fornecedora.

Segundo a J.P.Morgan, o GPA teve um dos melhores resultados do setor de varejo da América Latina no terceiro trimestre. Nesse período, a companhia teve lucro líquido de 709 milhões de reais.