Panasonic, Canon e Hitachi fazem parceria para telas de LCD

A união das companhias deverá impulsionar o crescimento de TVs de última geração de tela plana

Depois do acordo firmado entre Sharp e Toshiba, no final de dezembro, as empresas japonesas Hitachi, Canon e Panasonic também resolveram se unir para impulsionar o crescimento de TVs de tela plana. Nesta segunda-feira, os três maiores fabricantes de produtos eletrônicos anunciaram que irão construir uma nova fábrica para produção de painéis de cristal líquido (LCD).

Com a associação, os grupos pretendem compartilhar os custos de investimento e agilizar o desenvolvimento da tecnologia LCD para câmeras, TVs e monitores. Na nova fábrica, a Hitachi irá produzir dispositivos LCD de última geração, enquanto que a Canon e a Panasonic deverão assegurar o fornecimento estável de sistemas LCD e garantir as vendas do setor.

No contrato, o grupo Hitachi, controlador da Hitachi Displays que atua na produção de painéis pequenos e médios de LCD, deverá vender seus ativos para a Canon e Panasonic, ficando 24,9% para cada. Com esta transação, que deverá ser efetivada até o final deste trimestre, a participação da Hitachi na Hitachi Displays passará a ser de 50,2%.

Segundo a Canon, a nova parceria possibilitará a produção de novos tipos de displays que poderão ser usados em produtos de gerenciamento de informação. Já para a Panasonic, a nova linha de produção ajudará a estabilizar o segmento de painéis de LCD de tamanho médio.

A união das companhias dará origem à terceira maior aliança da indústria, além de fortalecer a competição com as marcas da Coréia do Sul e Taiwan. A Hitachi tem forte presença no segmento de tecnologias de cristal líquido, dentre as quais a tecnologia In-Plane Switching (IPS). A Canon tem sua atuação focada nos campos de câmeras, impressoras e equipamentos médicos. Já Panasonic, tem a liderança global na área de televisores de tela plana.

Futuramente, o acordo prevê ainda a possibilidade da Canon aumentar seu controle sobre a Hitachi Displays e a Panasonic seu poder sobre a IPS Alpah Technology, empresa que produz telas LCD em tamanho grande. Ao comunicado, o mercado reagiu bem. Às 15h, horário de Brasília, as ações da Canon estavam cotadas a 45,23 dólares, com alta de 0,8%. As da Panasonic estavam a 20,02 dólares, com alta de 0,3%. Já as da Hitachi, estavam 71,19 dólares, com queda de 0,17%.