OSX vai investir R$3 bilhões em estaleiro

Unidade de Construção Naval terá capacidade para processar até 400.000 toneladas de aço por ano

São Paulo – A OSX estima que vai investir 3 bilhões de reais em um estaleiro no Complexo Industrial do Açu. Em junho, a empresa obteve a aprovação de financiamento para a construção do estaleiro pelo Fundo da Marinha Mercante (FMM), com linha de crédito que poderá chegar a 2,7 bilhões de reais.

A Unidade de Construção Naval terá capacidade de processamento de 180.000 toneladas de aço por ano, expansíveis para até 400.000 toneladas por ano. A empresa prevê entregar até 10 plataformas do tipo FPSO (unidade flutuante de produção, estocagem e descarga de óleo) e 11 WHPs (plataformas fixas para águas rasas) até 2015 para a OGX.

Desse total de plataformas, 7 FPSOs e 9 WHPs serão construídos no Açu. A previsão total de encomendas de unidades offshore da OGX para a OSX é de 48 pelos próximos dez anos.

A OSX estima que a construção do estaleiro gere cerca de 4.000 empregos – e a operação dê origem a 10.000 empregos. A empresa iniciou a estruturação da primeira fase de treinamento de mão de obra para a unidade, firmando convênio com a Firjan/SENAI. Serão treinados 3.100 profissionais de 23 categorias diferentes para a operação. Para essa iniciativa a OSX desembolsou 13 milhões de reais. A prioridade para os treinamentos será para moradores de São João da Barra e Campos.