Os CEOs mais antigos e rentáveis do mundo, segundo a Forbes

Revista lista os oito presidentes-executivos que estão há mais de 20 anos no cargo e dão pelo menos 20% de retorno aos acionistas por ano, em relação à sua remuneração

São Paulo – Bons gestores geralmente não focam apenas em apagar os incêndios do dia-a-dia, mas também dão grande importância aos resultados a longo prazo. A Forbes divulgou uma lista de oito presidentes-executivos que entendem bem essa necessidade. Com base no ranking mais recente das maiores remunerações de CEOs, a revista americana revelou os nomes de quem está no cargo há mais de 20 anos e tem dado uma média de pelo menos 20% de retorno aos acionistas, por ano, em relação à remuneração que recebem.

No caso das empresas que abriram o capital depois da entrada do presidente ou que não têm dados mais antigos de rendimentos, a Forbes calculou a partir da data em que as informações foram disponibilizadas ou que a companhia entrou na bolsa. Entre os mais antigos, Leslie H. Wexner, da Limited Brands, está no topo da lista, faz quase bodas de ouro no cargo, com 48 anos e exatos 20% de retorno aos acionistas. Já o maior rendimento ao longo dos anos de mandato pertence a Lawrence J. Ellison, há 34 anos no comando da Oracle e 29% de retorno anual aos acionistas.

Curiosamente, tanto Wexner quanto Ellison estão situados bem atrás na lista das maiores remunerações da Forbes, sendo que o primeiro está no 157º lugar entre os maiores salários e o segundo ocupa a 167ª posição. O megainvestidor Warren Buffett, CEO da Berkshire Hathaway, é o que está mais longe de ganhar a melhor compensação. Por ano, ele recebe um salário de apenas 450.000 dólares, ficando no 493º lugar neste ranking. Mesmo assim, há 41 anos como presidente-executivo da empresa, Buffett tem dado um retorno anual de 24% aos acionistas da companhia. Esses dados mostram que ter o maior salário nem sempre é sinônimo de apresentar os maiores resultados.

CEO Empresa Anos como CEO Retorno total a acionistas por ano Remuneração anual (em dólares)
Leslie H. Wexner Limited Brands 48 20% 8,77 milhões
Warren Buffett Berkshire Hathaway 41 24% 450.000
Lawrence J. Ellison Oracle 34 29% 8,2 milhões
Howard Solomon Forest Labs 34 23% 27,1 milhões
Peter J Rose Expeditors Intl 23 23% 23,63 milhões
Laurence D. Fink BlackRock 23 27% 19,31 milhões
Aubrey K. McClendon Chesapeake Energy 22 20% 16,55 milhões
Steve Sanghi Microchip Technology 20 27% 3,68 milhões