O Uber no Brasil

Em operação no Brasil há pouco mais de dois anos, o Uber chegou por aqui para a Copa do Mundo de 2014 e, de lá para cá, já atingiu uma base de 4 milhões de usuários e 50.000 motoristas parceiros – um número que cresceu dez vezes nos últimos 12 meses.

Embora a primeira corrida da Uber em terras canarinhas tenha sido no Rio de Janeiro, é em São Paulo que o aplicativo tem sua maior base de adeptos. Em maio deste ano, a prefeitura regularizou o funcionamento da frota de aplicativos desse tipo, implantando um sistema de taxas específico.

Agora, para conter o monopólio da Uber na cidade – nove entre dez carros de transporte por aplicativo são da companhia americana, segundo o Datafolha -, o prefeito Fernando Haddad aprovou, na última semana, novas regras de taxação. Empresas que ultrapassarem determinado limite de quilômetros rodados pagarão até 300% mais impostos. A Uber acusou a prefeitura de promover “insegurança jurídica” e disse que quem pagará a conta será o usuário, que terá a tarifa aumentada.

Abaixo, veja números da Uber no Brasil e no mundo e entenda como funcionará a reforma das taxas em São Paulo.