O que inspira Chieko Aoki à frente da Blue Tree Hotels

Segunda mulher de negócios mais poderosa do Brasil, Chieko Aoki busca referências em teorias de Peter Drucker e em filme de Akira Kurosawa para gerir sua empresa

São Paulo –  Eleita pela Forbes a segunda executiva mais poderosa do Brasil, a fundadora e presidente da Blue Tree Hotels, Chieko Aoki dispensa congratulações. Para ela, quem merece ser reconhecida é a sua empresa: pelo respeito aos clientes e aos funcionários. 

Japonesa naturalizada brasileira, a Sra. Aoki, como é conhecida, traz de seu país de origem para a rede de hotéis mais do que a busca pela excelência nos serviços. Entre outras referências, ela busca em um filme de Akira Kurosawa, um dos mais importantes diretores de cinema do Japão, ensinamentos para gerir o seu negócio. 

Leitora assídua, Sra. Aoki está diz que gosta de ler alguns títulos ao mesmo tempo e que busca conhecimento não só nos livros técnicos, como também em histórias. Atualmente, ela lê “A morte na visão do espiritismo, de Alexandre Caldini Neto e relê os ensinamentos de gestão de Jim Collins em “Feitas para durar”. 

Saiba o que mais é referência na administração de Chieko Aoki:

Livro: “The Daily Drucker”, de Peter Drucker 

(Reprodução)

The Daily Drucker – 366 Days Of Insight And Motivation For Getting The Right Things Done (ou Drucker diariamente – 366 dias de percepção e motivação para fazer as coisas certas, em tradução livre), contém um ensinamento do guru de gestão para cada dia do ano. São ideias que vão desde inovação a gestão do tempo, retiradas da obra de Peter Drucker. O livro reúne ainda, a cada “conselho”, dicas de como colocá-lo em prática. 

“Recomendo toda a bibliografia de Peter Drucker. Sou uma ‘fãzona’. Já li sobre administração, modelo de negócios e futuro. Tenho uma coleção de livros dele e sempre a consulto. Ele é um profundo pensador que entendeu a prática da administração e identificou quais são as transformações necessárias para as empresas serem mais produtivas, mas rentáveis e mais humanas. O que Drucker prega é o alicerce, o ideal”. 

Líder: Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza

(Divulgação)

Presidente do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano foi uma das principais responsáveis por transformar a companhia herdada da tia em uma rede de varejo com quase 800 lojas espalhadas por 16 estados do país.

Além de estar ao lado de Chieko Aoki na lista de mulheres de negócio mais poderosas do Brasil (ela ocupa o terceiro lugar), Luiza também é amiga pessoal da empresária.

“Ela é uma mulher extremamente inteligente e realizadora. Além disso, a Luiza Helena sempre vê as coisas de um jeito positivo, sempre consegue puxar o fio pelo que é bom. Ela não vê o copo meio vazio, ela vê o copo meio cheio”. 

Filme:  “Os sete Samurais”, dirigido por Akira Kurosawa

(Reprodução)

Marco na carreira de Akira Kurosawa, um dos mais importantes cineastas japoneses e um dos mais influentes do mundo, “Os sete Samurais” conta a história de um velho guerreiro que ensina os moradores de um vilarejo a combater 40 bandidos com um pequeno grupo de luta. O filme se passa no Japão do século XVI.

“‘Os sete Samurais’ mostra como uma equipe, por menor que seja, consegue superar um número maior de pessoas se ela for unida, planejada, organizada e implementar a estratégia certa. Cada vez que vejo esse filme, aprendo uma coisa diferente. A última coisa que eu notei foi a importância de se celebrar as conquistas. Celebrar valoriza ainda mais o feito. Lutar cansa muito e é preciso recompensar não só individualmente, mas o todo, até mesmo as pessoas que não participaram diretamente, mas influenciaram de alguma forma.  A alegria de celebrar motiva. E momentos alegres ficam na memória. Tudo faz parte de uma próxima conquista”. 

Veja o trailer do filme, em inglês:

//www.youtube.com/embed/zNqQXC8Tv8U