O Carrefour no mundo

Segunda maior rede de supermercados do planeta está presente em 29 países

O grupo francês Carrefour é hoje a segunda maior rede de supermercados do mundo, com faturamento da ordem de 75 bilhões de euros por ano (cerca de 97 bilhões de dólares). A cadeia americana Wal-Mart é a maior rede em faturamento – 300 bilhões de dólares por ano -, mas é menos internacionalizada.

O Carrefour está presente em 29 países, enquanto o Wal-Mart tem bandeira fincada em apenas 15 nações. Mais da metade das vendas do Carrefour são originadas fora da França, enquanto no Wal-Mart, cerca de 90% do faturamento vêm dos Estados Unidos.

Com mais de 12.000 lojas em todo o mundo, o Carrefour emprega cerca de 436.000 pessoas. Quando foi fundada, em 1963, a rede era baseada no conceito de hipermercados – lojas gigantes que combinam os produtos de um supermercado e de uma loja de departamentos. Nos últimos anos, o avanço dos concorrentes obrigou a empresa a diversificar as operações. Atualmente, a empresa tem novos formatos, como supermercados (que seguem o conceito de lojas de vizinhança), o hard discount (lojas menores, que praticam descontos agressivos) e modelos de negócios express, entre outros.