Novo presidente-executivo da Microsoft é mesmo Satya Nadella

Engenheiro indiano ocupará cargo após a saída de Steve Ballmer

São Paulo – Agora é oficial: a Microsoft já tem um novo presidente-executivo. O nome escolhido pela empresa foi o de Satya Nadella. Segundo a empresa, ele irá assumir a presidência-executiva imediatamente.

Nadella ocupava anteriormente o cargo de chefe de computação em nuvem da Microsoft.

O novo presidente entrou na companhia há 20 anos. Nascido na Índia, Nadella estudou engenharia elétrica na Universidade de Mangalore.

Depois de se mudar para os Estados Unidos, cursou ciências da computação na Universidade de Wisconsin. Nadella também tem um master em administração de negócios pela Universdade de Chigado. 

A escolha de Nadella foi feita pelo conselho diretor. Bill Gates, co-fundador da Microsfot, afirmou: Durante tempos de transformação, não existe ninguém melhor para liderar a Microsoft do que Satya Nadella. Gates ainda disse que Nadella é um líder nato e um engenheiro de grandes habilidades.

Sucessão

Ele será o terceiro presidente-executivo da história da Microsoft. O primeiro foi Bill Gates, seguido por Steve Ballmer.

Em agosto de 2013, Ballmer anunciou que iria se aposentar e deixar o cargo. A Microsoft começou então uma busca por quem seria o próximo líder da empresa.

Diversos nomes foram cogitados. Um dos principais foi o de Stephen Elop. O nome de Elop, ex-presidente-executivo da Nokia, ganhou força depois que a Microsoft comprou a divisão de telefone da empresa finlandesa. Como parte do acordo, Elop e outros executivos se juntaram à Microsoft.

A intenção inicial de Ballmer era se aposentar apenas em agosto de 2014. Nadella, no entanto, já pode assumir a presidência-executiva da Microsoft, o que pode permitir a saída imediata de Ballmer.

Assista à primeira entrevista de Nadella como presidente-executivo da Microsoft:

//www.youtube.com/embed/T8JwNZBJ_wI