Nokia volta a ter lucro no 4º tri e suspende dividendos

O desempenho da Nokia começou a melhorar após fortes medidas de redução de custo e a boa receptividade do mercado à sua linha de smartphones Lumia

Estocolmo – A finlandesa Nokia voltou a ter lucro no quarto trimestre, após uma longa série de prejuízos, e anunciou nesta quinta-feira que vai suspender a distribuição de dividendos a acionistas numa tentativa de consolidar sua recuperação.

A fabricante de celulares, que já foi a maior do mundo, teve lucro líquido de 202 milhões de euros nos últimos três meses de 2012, ante prejuízo de 1,07 bilhão de euros em igual período de 2011.

O desempenho da Nokia começou a melhorar após fortes medidas de redução de custo e a boa receptividade do mercado à sua linha de smartphones Lumia. Além disso, a Nokia Siemens Networks, uma joint venture com a Siemens que fabrica equipamentos de rede sem fio, também apresenta resultados mais sólidos. Antes de voltar para o azul, a Nokia vinha acumulando prejuízos por seis trimestres seguidos.

Já as vendas totais da Nokia caíram no quarto trimestre, para 8,04 bilhões de euros, de 10,01 bilhões de euros um ano antes, vindo ligeiramente abaixo da previsão de 8,12 bilhões de euros.

A suspensão do pagamento de dividendos deverá impulsionar o caixa líquido da Nokia, que sofreu forte queda nos dois últimos anos. No fim de dezembro, a posição líquida da empresa era de 4,36 bilhões de euros, um aumento de 796 milhões de euros ante setembro. As informações são da Dow Jones.