Nokia aproxima-se de Alcatel após venda para Microsoft

Segundo fontes, companhia está discutindo internamente se irá aproximar-se de sua rival francesa para uma fusão

Nova York/Helsinque – A Nokia está discutindo internamente se irá aproximar-se de sua rival francesa Alcatel-Lucent para uma fusão, parte da estratégia da companhia finlandesa de crescer após a venda de seu negócio de celulares para a Microsoft, afirmaram diversas pessoas próximas ao tema.

Nenhuma conversa formal está em andamento com a Alcatel-Lucent, afirmaram as fontes. Uma das pessoas próximas à situação disseram que a Nokia realizou discussões sobre comprar o negócio de celular da Alcatel em meados de 2012 e que as duas companhias poderiam voltar à mesa de negociação.

Especulações sobre uma combinação entre Nokia e Alcatel-Lucent já ocorrem há alguns anos, enquanto as duas empresas enfrentam dificuldades para competir com a líder de mercado Ericsson e com as empresas asiáticas de equipamentos de rede Huawei e ZTE.

A Microsoft anunciou em 3 de setembro que irá comprar o negócio de celulares e patentes da Nokia por 5,44 bilhões de euros (7,3 bilhões de dólares). A Nokia disse que avaliaria as estratégias para suas operações remanescentes antes de fechar o negócio. Essas operações incluem um software de mapeamento chamado HERE e um portfólio de patentes.