Natura vai investir R$ 420 milhões em 2012

Aportes serão destinados para expansão das duas plantas da companhia, além de melhorias no sistema logístico

São Paulo – A Natura vai investir 420 milhões de reais neste ano, segundo informou Roberto Pedote, vice-presidente da companhia, em teleconferência com a imprensa, nesta quarta-feira.

O valor é 70 milhões de reais superior ao investimento feito no ano passado pela companhia. “Em 2011, nossos aportes foram recordes e neste ano devemos superar a cifra de 350 milhões de reais. Vamos continuar investindo em melhorias na logística e destinar parte do valor para ampliação das nossas duas fábricas no país”, disse Pedote.

A planta da Natura, no Pará, começará a produzir os sabonetes da companhia. Hoje, a unidade produz apenas a massa que serve de matéria-prima para a fabricação do produto. A fábrica de Cajamar, em São Paulo, também será ampliada.

A Natura pretende até 2013 reduzir de seis para dois dias o prazo de entrega dos produtos para suas consultoras. Para isso, a companhia também fará aportes significativos no sistema logístico e em tecnologia.

“Estamos inaugurando um novo centro de distribuição (CD) na capital paulista e vamos aposentar nosso CD de Cajamar. Hoje, nosso modelo de distribuição já descentralizado”, afirmou o executivo.

Resultados de 2011

Nesta quarta-feira, a Natura divulgou seus resultados financeiros referentes ao ano de 2011. Apesar do crescimento tanto no lucro quanto na receita, os números ficaram abaixo das expectativas da companhia, segundo Pedote.

No período, a Natura somou receita de 5,5 bilhões de reais, alta de 8,9% na comparação com 2010. O lucro da empresa cresceu 11,7%, totalizando 830,9 milhões de reais.

As operações internacionais da companhia foram o grande destaque no ano. Em 2011, a receita nos países onde a Natura mantém presença cresceu 40% em relação ao ano anterior e já representa 9% do faturamento total da empresa.

Apesar da alta nas vendas, as operações fora do Brasil ainda não são rentáveis e representaram prejuízo de 51,1 milhões de reais no ano passado.