Natura transmite assembleias ao vivo a acionistas

Empresa deu início, nesta terça-feira, a novo modelo de relacionamento com investidores

São Paulo – Com o foco voltado para acionistas individuais, a Natura organizou, nesta terça-feira, uma transmissão ao vivo de suas assembleias gerais, ocorridas na sede em Itapecerica da Serra, para a unidade de Cajamar, onde se reuniram cerca de 200 acionistas.

O objetivo foi aproximar o pequeno investidor da empresa, incentivando-o a participar das decisões, além de conhecer melhor os produtos e investimentos da corporação. Pelo segundo ano consecutivo, a Natura permite que seus acionistas individuais votem de qualquer lugar do Brasil via web. Desta vez, quem compareceu ao evento em Cajamar também teve condições de deliberar sobre os assuntos da empresa, por meio de computadores instalados no local.  

Para o diretor de governança corporativa da Natura, Moacir Salzstein, a atenção especial dada aos investidores individuais é uma questão filosófica e ideológica da empresa. “Desde a abertura de capital, em 2004, acreditamos que isso será cada vez mais importante para o Brasil, pois o mercado acionário vai crescer. Se as empresas não valorizam o pequeno acionista e colocam a responsabilidade nos órgãos como a Bovespa, isso é injusto”, argumenta.

Salzstein diz que a ideia de realizar este tipo de evento veio da experiência do investidor americano Warren Buffett, criador do modelo de relacionamento por transmissão ao vivo para investidores. “A maior inspiração foi por ele se colocar pessoalmente na frente dos acionistas para responder às perguntas e prestar contas”, afirma.

Ainda segundo Salzstein, não há como saber por enquanto se haverá retorno financeiro positivo desta iniciativa, mas ele já se diz satisfeito com a avaliação feita pelos participantes.