Muhtar Kent é o novo presidente mundial da Coca-Cola

Vaga estava aberta há dois anos

O responsável pela divisão internacional da Coca-Cola, Muhtar Kent, foi promovido nesta quinta-feira (7/12) ao posto de presidente e chefe de operações (COO) da gigante mundial do setor de bebidas. A decisão era bastante aguardada pelo mercado, pois a vaga estava aberta há dois anos. Além disso, a indicação de Kent reforça a avaliação de que ele será o sucessor de Neville Isdell, presidente do Conselho de Administração da companhia, e seu executivo-chefe (CEO).

De acordo com o americano The Wall Street Journal, a promoção também é uma vitória pessoal de Kent, que havia deixado a empresa em novembro de 1996, após suspeitas de que tomou parte em uma operação controversa. Naquele mês, uma corretora vendeu 100.000 ações da Amatil, imediatamente antes que a companhia divulgasse sua expectativa de lucro. Naquela ocasião, Kent era o principal executivo da empresa, uma subsidiária da Coca-Cola. Em uma investigação posterior, Kent concordou em devolver o bônus que recebera, além de pagar 30.000 dólares de custas do inquérito. Apesar disso, ele negou qualquer irregularidade.

O executivo retornou à companhia em maio de 2005 para assumir o posto de presidente das operações do Norte da Ásia, Eurásia e Oriente Médio. Em janeiro de 2006, foi nomeado presidente da divisão internacional da Coca-Cola.

Em comunicado à imprensa, Isdell destacou a atuação de Kent e mostrou-se satisfeito com a indicação. “Desde que voltou à empresa, sua habilidade de perceber o potencial de crescimento das bebidas não-alcoólicas ao longo do mundo é fundamental para nosso sucesso”, afirmou.