Microsoft tem o primeiro prejuízo de sua história

Companhia reportou um prejuízo líquido de 492 milhões dólares comparado a um lucro de 5,87 bilhões dólares do trimestre passado

São Paulo – A Microsoft registrou seu primeiro prejuízo, desde que se tornou uma empresa pública, em 1986. A companhia reportou no quarto trimestre de 2011 um prejuízo líquido de 492 milhões dólares, ou 6 centavos de dólar por ação, comparado a um lucro de 5,87 bilhões dólares, ou 69 centavos de dólar por ação, ao mesmo período do ano anterior.

A receita foi de 18,06 bilhões dólares, um aumento de 4% em relação ao número de um ano atrás, resultado que também ficou aquém das expectativas dos analistas – a expectativa deles era a da empresa apresentar uma receita de 18,12 bilhões de dólares no período.

Entre os motivadores de tais resultados está a queda nas vendas de PCs, que influenciam negativamente no sistema Windows da companhia, e a atuação no mercado de publicidade online por meio da aQuantive – a empresa chegou a comentar que não havia conquistado os resultados almejadas por meio dessa nova unidade de negócios.