Satya Nadella deve ser CEO da Microsoft, diz Bloomberg

Atual chefe de computação em nuvem deverá substituir Steve Ballmer no comando da companhia

São Paulo – O conselho de administração da Microsoft deverá escolher Satya Nadella, chefe de área de computação em nuvem, como o novo CEO da companhia, segundo informações da Bloomberg, que cita fontes com conhecimento no processo.

Ainda segundo a publicação, o conselho também estaria discutindo um substituto para o atual chairman, Bill Gates. Segundo as fontes, o diretor independente John Thompson estaria considerando tomar o lugar do cofundador no Conselho.

Nadella, de 46 anos, surgiu como um dos fortes candidatos para substituir Steve Ballmer ainda no começo do processo para encontrar um novo presidente-executivo. O atual CEO afirmou em agosto do ano passado que se aposentará dentro dos próximos 12 meses.

A mudança de comando chega num momento crucial para a Microsoft. A companhia está mudando a sua estratégia para se focar mais em hardware e nos serviços baseados na Internet e se afastar das suas raízes no software enquanto concorre com a Apple e o Google.

Sediada em Redmond, Washington, a Microsoft a sua liderança em software cair em meio a um retrocesso do mercado de computadores pessoais, que constituía seu principal negócio. 

À Bloomberg, Frank Shaw, o porta-voz da companhia, não quis comentar o assunto.

O novo CEO

Formado em engenharia elétrica, Satya Nadella trabalha na Microsoft há 20 anos. Ele iniciou sua carreira na empresa em pesquisas na divisão de serviços online e atualmente lidera a divisão de servidores. Entre suas qualidades estão a expertise técnica e o foco no corporativo, mas possui pouco envolvimento na área mobile da Microsoft.

Como presidente da divisão de servidores da companhia, Nadella aumentou a receita para US$ 20,3 bilhões no ano fiscal finalizado em junho de 2013, acima dos US$ 16,6 bilhões registrados quando ele assumiu em 2011. A unidade se tornou de computação em nuvem quando Ballmer anunciou os planos de reformular a estrutura da Microsoft, se focando nos negócios de dispositivos móveis e serviços.

Satya Nadella deverá ser o terceiro CEO da história da Microsoft. Além de Steve Ballmer, também atuou no cargo o cofundador Bill Gates, que atualmente está no cargo de presidente do conselho.