SAP ERP: entenda para que serve e otimize seu negócio

O SAP ERP é um software empresarial transacional, que surgiu da SAP AG, uma empresa alemã fundada em 1972 por ex-funcionários da IBM. O sistema organiza a companhia como um todo, dividido em módulos, em que cada um corresponde a uma área. Cada função do software é executada separadamente e os programas são desenvolvidos em ABAP, uma linguagem de programação.

No Brasil, o SAP ERP chegou em meados da década de 1990. Antes dele, as empresas precisavam usar softwares proprietários, um para cada área. Apesar de o sistema ERP integrar todos os departamentos, as empresas o usam de maneira modular. Ou seja, cada área da companhia tem uma visão do processo, e não necessariamente precisa conhecer como tudo funciona.

Inicialmente, o SAP surgiu para empresa grandes, a partir de 3 mil funcionários. Porém, como no Brasil há um nicho cada vez maior de empresas médias, foi criado um sistema mais enxuto, o Sap Business One. Por isso, os custos de implementação e manutenção para as pequenas e médias empresas com sistema SAP é relativamente baixo, quando são levadas em consideração as suas vantagens.

Vantagens do SAP ERP

 

Há diversas vantagens para implementar o SAP ERP na empresa, mas uma das mais significantes é o ganho de tempo. A consultoria especializada em SAP Intragroup destaca que além de ajudar a tornar os negócios mais competitivos, “a implantação do sistema elimina processos totalmente manuais, diminuindo horas desnecessárias de trabalho e dedicando profissionais qualificados à trabalhos estratégicos da empresa”.

O software também otimiza o fluxo da informação e a qualidade dela dentro da organização. Com os dados surgindo mais rapidamente, os gerentes e coordenadores podem tomar decisões mais eficazes e no tempo certo, seja para solucionar problemas ou criar um novo projeto. Dessa forma, o sistema reduz as incertezas do LeadTime e torna-se uma excelente ferramenta para diminuir a carga de trabalho e melhorar o controle das operações.

Uma empresa especializada em SAP ainda pode ajudar a incorporar melhores práticas aos processos internos, reduzir o estoque e desenvolver módulos específicos do sistema de acordo com a necessidade local .

Nova versão do SAP ERP

Assim como todas as ferramentas digitais, o software SAP ERP já está passando por atualizações. Porém, de acordo com pesquisa global realizada pela Rimini Street, 89% dos usuários do atual sistema não querem migrar para outro, o S/4HANA.

Entre os motivos para isso estão a riqueza das funcionalidades que são oferecidas, o uso dessas versões como alicerce para um ambiente de TI híbrido e o fato de o software atual já atender às necessidades da empresa. Além disso, 65% dos participantes da pesquisa afirmaram que não estão pensando em migrar para o S/4HANA, principalmente pelo retorno incerto do investimento, pelo alto custo de migração e pela falta de exemplos convincentes.

Os gestores também estão de olho no mercado. A maior parte das empresas espera o movimento de em outras companhias e a confirmação de melhorias para promover mudanças. Como o SAP ERP atual está atendendo às expectativas das empresas que o utilizam, ainda são poucos os empreendedores que cogitam mudar para a nova versão.

Necessidade de mão de obra qualificada

 

Que o futuro é digital, isso ninguém duvida. Porém, nem todas as empresas estão preparadas para lidar com tantas transformações digitais em tão pouco tempo. E o motivo para isso pode estar relacionado também à falta de mão de obra qualificada.

Uma pesquisa realizada pela empresa global de software IFS, com 750 tomadores de decisão em 16 localidades, mostrou que 34% dos contratantes de sistemas não se sentem preparadas para o momento digital atual, por causa da falta de talentos. Ainda de acordo com a mesma pesquisa, quase metade das empresas já reconhece a importância de ferramentas eletrônicas para os seus negócios e eficiência nos processos internos.

Em virtude disso, as empresas fornecedoras de softwares, como o SAP ERP, aconselham os empreendedores a treinar a equipe antes mesmo de implementá-los. Nesse caso, é fundamental contar com uma Consultoria SAP para que todos os funcionários entendam a importância do sistema e aprendam a utilizá-lo corretamente.

O acompanhamento de uma consultoria possibilita a implementação de outras soluções SAP disponíveis no Brasil além da adequação dentro da recomendação e metodologia SAP global.

SAP ERP no Brasil

O Brasil está investindo cada vez mais em novas tecnologias e automação nas empresas. De acordo com a última pesquisa realizada pelo Portal ERP, divulgada em abril de 2017, 77% das empresas entrevistadas estão satisfeitas com o seu ERP e menos de 4% não estão satisfeitas com o software empresarial. Sobre a nova versão do sistema, 26% farão a atualização do atual ERP e 18% desejam implementar novos módulos.

Para o futuro, ¼ das empresas brasileiras desejam implementar Big Data ou outras ferramentas de análise de dados. Com isso, as companhias esperam mapear melhor o mercado e os próprios resultados para melhorá-los ainda mais.