RP Trader se destaca e marca presença no Smart City Expo Curitiba 2019

Versão brasileira do maior evento sobre cidades inteligentes do mundo refletiu o potencial de inovação do Vale do Pinhão

Recentemente Curitiba esteve no centro das discussões sobre os desafios para tornar as cidades mais inteligentes durante o Smart City Expo 2019. Além dos palestrantes nacionais e internacionais que participaram do congresso com temas como mobilidade, governança e planejamento urbano, a área de exposição reuniu cerca de 60 startups da capital envolvidas com a criação de tecnologia para a chamada “revolução cotidiana”. Nesse cenário, uma delas chamou a atenção no programa. Trata-se da RP Trader, startup de prospecção e vendas B2B que utiliza métodos do Vale do Silício para que os parceiros alcancem a sonhada receita previsível.  

“Hoje em dia fala-se muito de se desenvolver novas tecnologias, bits e bytes, softwares, equipamentos, mas em poucos momentos a comunidade desenvolvedora e de inovação aborda a questão de vendas. Ou seja, a todo o momento vemos produtos incríveis e ideias revolucionárias, mas quem vai vender tudo isso? Esse é o nosso core business e o destaque para a nossa seleção foi a abordagem moderna para o tema, já que utilizamos metodologias e indicadores para perseguir a eficiência”, comenta o co-fundador e COO da RP Trader, Rafael Mendes.

A startup conquistou o espaço no Smart Plaza Vale do Pinhão por meio de um pitch apresentado para representantes do Google Business Group Curitiba (GBG Curitiba) durante o processo que buscava a empresa mais bem preparada para representar a cidade. Com 13.5 pontos dos 15 possíveis, ela alcançou os primeiros lugares no ranking.

A RP Trader nasceu em 2018 com a missão de executar as funções de qualquer estágio do funil de vendas dos clientes (chamados de aliados) com base nas suas necessidades, o que inclui a qualificação de leads, a prospecção, a venda e a fidelização. Para isso, ela se inspirou nas máquinas de vendas instaladas nas empresas do Vale do Silício e se especializou nas metodologias utilizadas no pólo do empreendedorismo e da inovação. Sua receita combina Business Intelligence e uma equipe multidisciplinar para traçar estratégias baseadas em personas para atuação com inside, field e/ou inbound sales. A aplicação alinhada ao propósito de cada parceiro é o que garante os resultados e a eficiência nas negociações.

“Ao terceirizar as funções do setor para o time de Traders, os clientes ficam livres para se dedicar ao seu core business. Nós atuamos como um time de futebol, com um técnico que estuda e implementa o plano tático e com um jogador treinado para cada uma das posições. Cada aliado é um clube diferente: profissionais exclusivos atuam em cada conta, conseguindo se adaptar às necessidades particulares e possibilitando a atuação em vendas complexas”, explica Mendes.

No funil de vendas outbound, sua equipe está preparada para atuar como SDR (atuando diretamente na fase de prospecção, pré-venda e qualificação de leads), como Closer (responsável pelo fechamento de contratos) ou como Customer Success (que atua de forma ativa, encontrando formas de melhorar a vida do cliente junto aos serviços oferecidos pela empresa). Já no funil inbound a solução abrange toda a etapa de qualificação de leads para mercados B2B e B2C, realizando um pré-atendimento do lead e repassando para o time de vendas das empresas.

A etapa nacional do Smart City Expo contou com mais de 6.700 profissionais e representantes de 40 países ao redor do mundo e 80 cidades brasileiras. A edição é chancelada pela FIRA Barcelona, consórcio público formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona, e que é o organizador do Smart City Expo World Congress, maior evento do mundo sobre cidades inteligentes, realizado anualmente em Barcelona. “Participar de um movimento dessa importância mostra que o modelo de negócios que construímos está bem alicerçado e nos dá mais convicção de que estamos trilhando um caminho assertivo”, finaliza o COO.