Planejamento de Marketing: 7 Passos que Você Precisa Saber

O planejamento de marketing é necessário para organizar campanhas publicitárias e aumentar o resultado de vendas, branding e presença digital da sua empresa. 

O marketing vai além de auxiliar no desempenho de uma empresa, mas também interfere no fortalecimento da marca, produtos e serviços oferecidos pelo negócio. 

O marketing não consiste apenas em um suporte para o setor de vendas, o plano de marketing de uma empresa deve ser direcionado a todas as áreas desde ao atendimento à finalização do contrato. 

O que é um planejamento de marketing? 

O planejamento de marketing é desenvolvido como um documento base com todas as atividades que serão realizadas ao longo do contrato. 

O plano publicitário pode variar com base no formato da marca e objetivo de cada cliente. 

Para os profissionais de uma agência de marketing digital, a organização é fundamental. Além dos processos facilitarem as ações internas e o desempenho dos profissionais 

O planejamento estratégico pode ser elaborado com base na marca do cliente, principais melhorias e pontos específicos que a agência tende a resolver. 

Esse plano de marketing deve ser elaborado de forma completa, sendo um documento utilizado tanto pelo o cliente como com todos os envolvidos na ação. 

Veja 7 Dicas de Como Fazer um Plano de Marketing Digital

O primeiro passo para desenvolver um plano de marketing digital está em entender o cliente, o que pode ser melhorado e o que já foi feito na marca. 

Avalie a situação de forma completa. Veja abaixo as principais dicas:

1- Entender o Cenário do Cliente 

Quando a agência recebe um cliente novo é primordial realizar uma análise geral na situação da marca. 

Seja uma empresa, site, ações ou demais serviços, as atividades de marketing só devem iniciar após de uma análise geral e planejamento. 

2- Planejar Metas e Melhorias 

Após listar todas as deficiências no negócio do cliente, a agência de marketing deve realizar um plano de tarefas tendo como base quais os objetivos a serem atingidos. 

Assim os profissionais conseguem adotar um planejamento interno. 

Com base no planejamento de marketing todos os profissionais conseguem traçar campanhas, fazer testes de implementações e explorar a criatividade conforme as características do cliente. 

3- Conhecer o Público Alvo

Além de avaliar a situação do contratante, cabe aos profissionais de marketing conhecer a fundo o público de interesse da empresa, dessa forma as campanhas podem ser elaboradas com foco no público alvo. 

O conhecimento do público também permite estabelecer quais meios de comunicação as ações de marketing serão anunciadas, seja, por meio de publicidade interna, digital ou em redes sociais. 

4- Analisar os Concorrentes 

O briefing dos clientes, normalmente apontam os principais concorrentes. 

Nesse caso é fundamental avaliar o desempenho das marcas fortes no segmento, destacar as vantagens e trabalhar com base nessas características. 

5- Estabelecer um Período Para as Campanhas

Embora seja feito um contrato com uma agência de marketing digital, as ações exigem um período para início, desenvolvimento e entrega. 

Portanto, o contratante deve estabelecer um prazo para os resultados e o fornecedor deverá cobrar as implementações do cliente. 

6- Investir em Ferramentas Para Marketing Digital 

Além da mão de obra e a criatividade, as ferramentas de marketing digital como Google Adwords, agências de Seo (Search Engine Optimization), Semrush, dentre outros auxiliam no desenvolvimento de campanhas. 

Ainda, ferramentas para envio de e-mail, criação de banner e controle interno são verdadeiras aliadas ao serviço de marketing digital. 

7- Apresentar o Planejamento de Forma Clara

O planejamento de marketing deve ser apresentado ao cliente, nesse momento a agência consegue estabelecer um período para entrega das demandas. Além de esclarecer dúvidas e pontuar principais melhorias. 

A exposição do planejamento pode ser feita de forma online ou em apresentação presencial. Sendo assim o cliente tem maior segurança para iniciar as ações de marketing. 

Contrate a melhor agência de marketing digital 

Se o foco do seu negócio consiste no melhor desempenho de sites, blogs, e-commerces ou prever ações de marketing para captar clientes e aperfeiçoar a comunicação interna, a aplicação ao planejamento é essencial.