O que é SEO e como isso pode aumentar as vendas da sua empresa?

Pesquisar algo no Google já se tornou comum na sociedade atual, até pessoas de gerações anteriores passaram a se habituar com a facilidade de pesquisar na internet.

Porém, para uma informação ou empresa aparecer no Google é necessário investir na estratégia de SEO: Search Engine Optimization.

Para descobrir mais sobre a estratégia de SEO e como ela pode aumentar as vendas de uma empresa, conversamos com o especialista Caio Nogueira, CEO da agência de criação de sites UpSites Digital. Vamos conferir?

O que é o SEO?

O SEO é um conjunto de estratégias de otimização de sites com o objetivo de fazer um site site aparecer nos primeiros resultados do Google de forma orgânica, ou seja, sem pagar por anúncios.

Funciona da seguinte forma: o Google tem várias sequências de algoritmos que estão constantemente identificando qual site é mais relevante para um usuário.

Quem adota as estratégias corretas de SEO apenas ajuda esses algoritmos a rastrearem um site como mais relevante para o usuário.

As principais estratégias de SEO são: geração de conteúdo (blog, canal no Youtube, por exemplo); otimização de imagens; otimização de palavras-chave; tempo de carregamento de página; responsividade de páginas, entre outros.

Todas essas otimizações, quando trabalhadas juntas, são capazes de fazer o site de uma empresa ser encontrado nos primeiros resultados do Google.

Ou seja, o SEO aumenta a credibilidade e a relevância de um site.

Vantagens de investir em SEO para uma empresa

A importância do SEO é estatisticamente comprovada, uma vez que o Google recebe mais de 100 bilhões de pesquisas por mês.

O simples fato de que no Brasil, as pessoas têm, em geral, mais de um smartphone ativo, já demonstra que boa parte dos brasileiros está o tempo todo conectado à internet e é possível alcançá-los.

O Google é grátis

As estratégias de SEO são ideais para pequenas e médias empresas, pois, para aplicá-las não é necessário um investimento alto.

Afinal, o Google é uma plataforma gratuita e ele não cobra para indexar as páginas de um site. Não é necessário pagar em nenhum momento.

Além disso, as técnicas de SEO aumentam o tráfego orgânico, ou seja, não é preciso pagar por um método de divulgação para te acessos no site.

Serão mais visitantes acessando as páginas sem sua empresa precisar pagar por clique.

O SEO fornece credibilidade

De acordo com Caio Nogueira, fundador da UpSites, é possível afirmar ainda que o investimento nas estratégias de SEO pode fazer uma empresa se tornar referência em seu segmento.

Isso porque, para o Google, se um site consegue entregar um conteúdo de qualidade para o usuário, aquela empresa é considerada com maior autoridade.

Quando as estratégias são bem aplicadas, é possível, inclusive, aparecer nas primeiras posições do Google para várias pesquisas relacionadas ao segmento de uma empresa.

Isso aumenta a visibilidade e a credibilidade da marca.

Aumento do faturamento

Uma pesquisa da SEO Trends afirma que 69,3% das empresas já adotam as estratégias de SEO.

Os e-commerces que adotam o SEO como estratégia relatam conquistar até 14 vezes mais visitantes e quase 6 vezes mais clientes em relação aos sites não otimizados.

Além disso, o SEO garante visitantes mais qualificados na sua página, ou seja, acessos de clientes com mais potencial de estarem interessados nos seus produtos e serviços.

Isso porque esses visitantes foram orientados pelos algoritmos do Google de acordo com a relevância do seu conteúdo.

Maior alcance

Certamente um dos objetivos de uma empresa é ter sua marca reconhecida, porém, apenas ter um site sem otimizações não é capaz de aumentar o alcance das páginas.

As estratégias de SEO são capazes de aumentar o alcance orgânico da sua marca, tornando-a reconhecida em estados do Brasil que, às vezes, você ainda nem possui um ponto físico.

O SEO quebra com as limitações geográficas, podendo dar visibilidade à uma marca até fora do país.

E com o tempo, até a necessidade de pagar por anúncios patrocinados reduz, reduzindo os custos da empresa.