Melhores empresas para trabalhar serão premiadas nesta quarta

Políticas e práticas de recursos humanos de 460 empresas são avaliadas por 120 mil funcionários através de questionários e por quatro mil entrevistas pessoais. Edição do Guia EXAME VOCÊ S/A "As Melhores Empresas para Você Trabalhar" circula em todo o paí

As 150 melhores empresas para trabalhar no Brasil serão conhecidas nesta quarta-feira (8/9). Na cerimônia promovida pelas revistas EXAME e VOCÊ S/A, da Editora Abril, será revelado o nome da melhor companhia para trabalhar no país este ano. Todas as empresas premiadas serão destacadas na oitava edição do Guia EXAME VOCÊ S/A “As Melhores Empresas para Você Trabalhar”, que circula em todo o país a partir de quinta-feira (9/9).

Este ano, a pesquisa que resulta no ranking começou com o envio de questionários para 189 mil funcionários de 460 empresas. Desses, 120 mil responderam aos quesitos que avaliam a qualidade do ambiente de trabalho (conheça também as empresas premiadas no ano passado).

Pela metodologia adotada, a opinião do funcionário responde por 75% da nota obtida pelas empresas. O restante vem da análise de suas políticas e práticas de recursos humanos. As empresas com as melhores notas são pré-selecionadas 196 este ano e passam para a última fase de avaliação, que consiste na visita de um jornalista para entrevistar dois grupos de funcionários. Cerca de quatro mil profissionais participaram dessas reuniões este ano. As 150 melhores empresas para trabalhar somente são definidas depois desse contato pessoal.

Em termos regionais, o Sudeste registrou o maior número de organizações participantes, com 70,3% do total, seguido pelo Sul (19,7%), Centro-Oeste (4,7%), Nordeste (3,5%) e Norte (1,8%). Das 150 empresas ganhadoras, vinte receberão troféus: as dez melhores empresas para trabalhar e as dez melhores para a mulher trabalhar.