Marca global vai doar 100% de sua venda da Black Friday

Pode soar estranho, mas é por atitudes como essa que a Patagonia se tornou sinônimo de consumo responsável

São Paulo – Pode soar estranho uma empresa estimular os consumidores a comprar menos. Mas foi assim que a marca de roupas esportivas Patagonia se tornou sinônimo de consumo responsável.

A empresa que ajuda os consumidores a consertar suas roupas ao invés de comprar novas resolveu ir além nesta Black Friday e vai doar toda venda global de seus produtos em lojas físicas e online.

O CEO da empresa, Rose Marcario, explicou em um post que a varejista doará o dinheiro das vendas para grupos ambientais que estão “trabalhando nas comunidades locais para proteger nosso ar, água e solo para as gerações futuras.”

“Em geral são pequenos grupos, muitas vezes subfinanciados e fora do radar, que trabalham nas linhas de frente”, escreveu. “O apoio que podemos dar é mais importante agora do que nunca.”

A expectativa é que as vendas globais somem US$ 2 milhões para doação, disse a empresa à revista Fortune.

Apesar da ação nesta Black Friday ser inédita, a Patagonia já doa 1% de suas vendas diárias em todo o mundo para organizações ambientais, uma quantia que totaliza US$ 74 milhões até hoje.

“Se não agirmos com ousadia, mudanças severas no clima, poluição da água e do ar, extinção de espécies e erosão da camada superficial do solo são alguns resultados” escreveu o CEO, destacando que “todos nós podemos nos beneficiar de um ambiente saudável, e nossos filhos e netos também”.