Lucro líquido da Ultrapar soma R$ 191 mi no primeiro tri

Houve quada de 1% comparado com o mesmo período de 2011

Rio de Janeiro – A Ultrapar registrou lucro líquido de 191 milhões de reais no primeiro trimestre, queda de 1 por cento ante o mesmo período do ano anterior. Na comparação com o quarto trimestre de 2011 foi registrado recuo de 13 por cento.

Segundo a companhia o resultado se deu “principalmente em função de maiores custos e despesas com depreciação e amortização no primeiro trimestre de 2012, decorrentes dos maiores investimentos realizados, principalmente na Ipiranga, e ainda em processo de maturação”. A queda em relação ao quarto trimestre se deu em função do efeito sazonal sobre os efeitos da Ultrapar, informou a empresa.

O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) somou 502 milhões de reais entre janeiro e março, alta de 7 por cento sobre o primeiro trimestre de 2011 e queda de 1 por cento ante o trimestre imediatamente anterior.

A receita líquida da companhia foi de 12,4 bilhões de reais, alta de 15 por cento em relação ao mesmo período de 2011. Já em relação ao quatro trimestre houve queda de 3 por cento.

A companhia também informou que nesta segunda-feira seu Conselho de Administração autorizou a contratação de fiança e realizar processos no âmbito de financiamento no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de 1,64 bilhão de reais, para desembolso de acordo com o plano de investimentos da empresa previsto para os próximos cinco anos.

Entre outras empresas, a rede de distribuição de combustíveis Ipiranga e a Oxiteno devem contar com parte dos recursos.

A empresa anunciou, ainda, que o presidente do Conselho de Administração da empresa, Thilo Mannhardt, foi eleito para assumir o cargo de diretor presidente da empresa a partir de 1o de janeiro de 2013, segundo comunicado.

Mannhardt substituirá Pedro Wongtschowski, que seguirá para a presidência do Conselho. Em outubro, Mannhardt iniciará programa de transição com Wongtschowski.