Lucro da Volkswagen recua 20% no 1º trimestre

Lucro da Volkswagen caiu 20% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado,

Berlim – A Volkswagen – que tem lutado para recuperar as perdas após o escândalo com emissões de poluentes – obteve lucro líquido de 2,31 bilhões de euros (US$ 2,57 bilhões) no primeiro trimestre deste ano, queda de 20% em relação ao mesmo período do ano passado (2,89 bilhões de euros), depois de reportar uma perda recorde para o ano de 2015.

O resultado ficou abaixo da previsão dos analistas consultados pela Dow Jones Newswires, de 2,45 bilhões de euros.

A receita da empresa, por sua vez, caiu 3,4%, para 50,96 bilhões de euros.

“À luz da ampla gama de desafios que estamos enfrentando atualmente, estamos satisfeitos em geral com o início que nós fizemos, o que será sem dúvida um exercício exigente em 2016,” disse o presidente-executivo, Matthias Müller.

“No primeiro trimestre, mais uma vez conseguimos limitar os efeitos econômicos da questão do diesel e alcançar resultados respeitáveis em condições difíceis”, acrescentou ele.

A Volkswagen informou que seu lucro operacional, que não inclui os ganhos de suas joint ventures na China, subiu 3,4% para 3,4 bilhões de euros, impulsionado por um acréscimo de 309 milhões de euros em grande parte dos ajustes de câmbio no valor de 16,2 bilhões de euros que a Volkswagen retirou em 2015 para cobrir os custos da crise do diesel.

Às 4h53 (de Brasília), as ações da Volkswagen recuavam 3,48% em Frankfurt.

Fonte: Dow Jones Newswires.