Lucro da Telefónica dobra e supera previsão

A segunda maior empresa de telecomunicações da Europa em valor de mercado teve lucro de 2,67 bilhões de euros no quarto tri de 2011

São Paulo – O lucro líquido da espanhola Telefónica dobrou no quarto trimestre do ano passado, superando as expectativas com uma forte contribuição de suas operações na América Latina e de benefícios fiscais. A segunda maior empresa de telecomunicações da Europa em valor de mercado, atrás apenas da britânica Vodafone, teve lucro de 2,67 bilhões de euros nos três meses de 2011.

O resultado foi bem maior do que o lucro de 1,33 bilhão de euros obtido no mesmo período de 2010 e também superou a previsão dos analistas consultados pela Dow Jones de 1,68 bilhão de euros. A receita no trimestre caiu 1,8% na comparação anual, para 16,2 bilhões de euros, mas ficou acima da previsão de 15,99 bilhões de euros. O lucro operacional antes de depreciação e amortização aumentou 10%, para 5,96 bilhões de euros, também acima do esperado.

Após a divulgação, a Telefónica disse que espera um crescimento de mais de 1,0% na receita neste ano e que a erosão na margem operacional neste ano deve ser menor do que a registrada no ano passado. As informações são da Dow Jones.