Lucro da Tata Steel fica abaixo do esperado com Europa

A companhia, cujas operações na Europa representam cerca de dois terços de sua capacidade, informou que o lucro líquido consolidado no trimestre caiu para US$ 108 milhões

Mumbai – O grupo siderúrgico indiano Tata Steel divulgou nesta segunda-feira resultado trimestral abaixo do esperado, impactado pelo enfraquecimento na demanda e pelos preços no mercado europeu, o principal da companhia.

A companhia, cujas operações na Europa representam cerca de dois terços de sua capacidade, informou que o lucro líquido consolidado no trimestre encerrado em junho caiu para 5,98 bilhões de rúpias (108 milhões de dólares) ante 53,5 bilhões de rúpias no mesmo período de 2011, que incluíram ganhos não recorrentes de cerca de 40 bilhões.

Excluindo ganhos não recorrentes, o lucro caiu cerca de 55 por cento.

“A demanda por aço na Europa está menor do que esperávamos e os preços se enfraqueceram”, disse Karl-Ulrich Koehler, diretor de operações europeias da Tata Steel.

Siderúrgicas ao redor do mundo estão enfrentando dificuldades em um cenário de crise de dívida da Europa, crescimento fraco no Japão e ritmo lento de expansão na China.