Lucro da Globo sobe 36% e chega a R$ 2,9 bilhões

Mesmo com queda na audiência, Organizações Globo têm resultado financeiro expressivo em 2012

São Paulo – Com o passar dos anos, a audiência da Rede Globo Globo vem caindo. Mas a receita da sua controladora, as Organizações Globo, não. No acumulado de 2012, a companhia lucrou 2,9 bilhões de reais – um aumento de 35,9% ante o resultado do ano anterior.

A receita líquida da empresa também avançou 32,4%, chegando a 12,6 bilhões de reais. Além da principal emissora de TV do país, o grupo também detém jornais e revistas, além de participação em empresas como a Net e Sky e nos canais pagos da Globosat, como SporTV, Multishow e Telecine.

Maior conglomerado de mídia do Brasil, a companhia nasceu em 1925, com a fundação do jornal “A Noite” por Irineu Marinho, no Rio de Janeiro. O controle da empresa permanece nas mãos da família, com Roberto Irineu Marinho como presidente e seus irmãos João Roberto Marinho e José Roberto Marinho como vice-presidentes.

Segundo a Forbes, os irmãos João Roberto e Roberto Irineu ocupam, respectivamente, o 7º e 8º lugar na lista dos homens mais ricos do Brasil, com uma fortuna de 8,7 bilhões de dólares cada um. José Roberto, por sua vez, aparece na 9ª colocação, com uma fortuna estimada em 8,6 bilhões de dólares.