Lego inaugura casa de brinquedo incrível na Dinamarca

A nova instalação foi inaugurada na quinta-feira, dia 28, na cidade de Billund, na Dinamarca, onde as peças coloridas foram inventadas

São Paulo – Com peças de Lego e imaginação, em poucos minutos, uma criança pode construir o que ela quiser – desde carros e aviões a prédios e castelos. Imagine só o que a fabricante dos blocos de montar conseguiu fazer em quatro anos. Estamos falando da Lego House, um prédio que parece ter sido feito com os brinquedos.

A nova instalação foi inaugurada nesta quinta-feira, dia 28, na cidade de Billund, na Dinamarca, país onde as peças coloridas foram inventadas. O prédio, feito pela firma de arquitetura BIG, é composto por 21 blocos empilhados e ocupa uma área de 12.000 m². Além disso, o topo do prédio tem as medidas proporcionais do tradicional tijolo 2×4 da marca, com seis cúpulas imitando seus encaixes.

Por dentro, a instalação contém 25 milhões de peças Lego. Os visitantes de todas as idades poderão explorar duas salas de exibições e brincar em quatro áreas temáticas dividas por cores, cada uma representando um aspecto da brincadeira e aprendizado. O vermelho é para as habilidades criativas, azul para as cognitivas, verde para as sociais e amarelo, as emotivas.

“Todas as atividades na casa se relacionam com nossa filosofia de que aprender através da brincadeira promove inovação e criatividade”, disse o CEO da Lego House, Jesper Vilstrup. “Tudo, desde as áreas externas e de experiência até o conceitos de nossos restaurantes, é baseados na brincadeira e criatividade”.

Na Zona Amarela, por exemplo, os visitantes podem aprender a construir animais e flores com as peças. Na Azul, é possível programar robôs de Lego e planejar uma cidade.

Artista ajuda crianças a montar flores de Lego na Zona Amarela Artista ajuda crianças a montar flores de Lego na Zona Amarela

Artista ajuda crianças a montar flores de Lego na Zona Amarela (Lego/Divulgação)

“Foi um sonho para mim por muitos anos criar um lugar que dê aos visitantes a melhor experiência Lego”, disse Kjeld Kirk Kristiansen, da terceira geração da família criadora da Lego.

No térreo, encontra-se umas das peças mais icônicas da casa: um modelo de árvore de 15 metros, construída com mais de 6 milhões de peças. Junto com a estrutura de metal, a “Árvore da criatividade” pesa 20 toneladas e levou mais de 25 mil horas para ser produzida e instalada.

Árvore da Criatividade, no térreo da Casa Lego Árvore da Criatividade, no térreo da Casa Lego

Árvore da Criatividade, no térreo da Casa Lego (Lego/Divulgação)

Experiência Lego

Para visitar a Casa Lego é preciso reservar ingressos, que custam 199 coroas dinamarquesas (ou R$ 99,90). Crianças menores que dois anos acompanhadas por um adulto não pagam. O espaço também possui três restaurantes e uma loja.

Na primeira metade de 2017, a empresa registrou uma queda de 5% no volume de negócios, a US$ 2,3 bilhões, com queda do lucro líquido de 3%. Em setembro, a Lego anunciou o corte de 1.400 vagas de empregos, cerca de 8% de sua força de trabalho.

Nos últimos anos, a marca de brinquedos tem diversificado seus negócios nas áreas como cinema, videogames, desenhos, e atrações como o parque Legoland, em Orlando e, agora, a Lego House, na Dinamarca. A Lego foi avaliada como “a marca mais conhecida do mundo” pelo Brand Finance, consultoria especializada na valoração de marcas.