Lego bate Hasbro e vira segunda maior em brinquedos do mundo

Famosa por suas peças para montar, Lego triplicou vendas em cinco anos

São Paulo – A Lego ultrapassou a Hasbro e se tornou a segunda maior fabricante de brinquedos do mundo no ano passado, segundo o jornal britânico Financial Times. A empresa dinarmaquesa alcançou vendas recordes de 4,14 bilhões de dólares, contra 4,09 bilhões da Hasbro.

Segundo o FT, a ultrapassagem marca a velocidade com que a Lego cresceu nos últimos anos. Conhecida por seus blocos de montar, a Lego triplicou as vendas entre 2007 e 2012. Já a Hasbro, dona de marcas como os Transformers e Meu Pequeno Pônei, cresceu apenas 7% no mesmo período – incluindo, aí, uma queda de 5% no ano passado.

Uma das estratégias para crescer foi investir em uma linha de produtos, a Friends, voltada para as meninas. Segundo o FT, trata-se de uma linha que alcançou boas vendas, ao lado de sucessos como os produtos City, Star Wars e Nijago.

Além de aumentar as vendas, a Lego vem focando no controle de custos. Para reduzi-los, está investindo na construção de uma nova fábrica na Hungria e expandindo sua unidade na República Checa.

A expectativa da Lego é continuar crescendo em 2013, embora em um ritmo menor, já que a crise mundial não está para brincadeiras. A Mattel segue líder do setor de brinquedos, mas já viu que a Lego não está brincando em serviço.