L’Oréal inaugura na Indonésia maior fábrica da empresa

A fábrica, a 43ª do grupo e a maior já construída pela empresa, produzirá 200 milhões de unidades em 2013

Nova York – O grupo francês L’Oréal, líder mundial em produtos de beleza, inaugurou nesta quarta-feira, na Indonésia, a maior fábrica já construída pela empresa, confirmando suas ambiciosas metas na Ásia, onde o excelente crescimento do mercado de cosméticos tem convertido a região em um dos motores da empresa.

A fábrica, a 43ª do grupo e a maior já construída pela empresa, produzirá 200 milhões de unidades em 2013, com uma capacidade que poderá elevar-se mais adiante a 300 milhões e inclusive a 500 milhões, disse o vice-presidente da L’Oréal para a região Ásia-Pacífico, Joechen Zaumseil.

A unidade necessitará de um investimento de “100 milhões de euros” em seis anos, disse o responsável durante a inauguração da planta na zona industrial de Jababeka, na periferia leste da capital Yakarta.

A imensa instalação de 66.000 m2 se apresenta como um “centro de produção para o sudeste asiático”, explicou Zaumseil.

A região, que conta com mais de 600 milhões de habitantes, é a “nova fronteira de crescimento”, segundo o grupo, e deverá converter-se em um dos alicerces da L’Oréal para conquistar a Ásia.


A empresa francesa tem a ambição de duplicar em uma década seu número de clientes no mundo, atualmente em 1 bilhão. Apenas na Ásia, são esperados 650 milhões de novos clientes, disse Zaumseil.

Enquanto as vendas retrocedem na Europa ocidental, na Ásia elas aumentaram em 20% no período janeiro-setembro, somando 3,2 bilhões de euros, próximo do dado de crescimento na América do Norte (+19,4%, 3,9 bilhões de euros).

A nova fábrica exportará 70% de sua produção ao sudeste asiático e o resto irá para o mercado indonésio, segundo o ministro de Indústria do arquipélago, Mohamad S. Hidayat.

A Indonésia, quarto país mais povoado do planeta, com 240 milhões de habitantes, vive atualmente o auge do mercado de produtos de beleza, com um aumento de 12,9% este ano com relação a 2011.

“A L’Oréal tem obtido na Indonésia um incremento médio de 30% de suas vendas há quatro anos, ou seja, a mais rápida na região Ásia-Pacífico”, afirmou Zaumseil.

Esse dinamismo se atribui à expansão da classe média indonésia, apoiada por um crescimento econômico médio de mais de 6% do PIB.