Kidzania, a “Nova Disney”, chega ao Brasil

Parque, onde crianças brincam com profissões de adultos, ocupará espaço no Shopping Eldorado onde ficava o Parque da Mônica

São Paulo – A rede de parque de diversões mexicana Kidzania vai chegar ao Brasil em 2013. A primeira unidade tem inauguração prevista para março, e vai ocupar um espaço de 9.000 metros quadrados no Shopping Eldorado, em São Paulo, onde por 18 anos funcionou o Parque da Mônica. A área, fechada desde fevereiro de 2010, já está em obras, com investimento previsto de 30 milhões de reais.

Fundada em 1996 pelo empreendedor mexicano Xavier Lopez Ancona, a Kidzania tem 12 unidades em países como Japão, Portugal, Egito e Chile. Todas elas imitam cidades em miniatura, com banco, estádio, tribunal, corpo de bombeiros, hospital, teatro, posto de gasolina.

As crianças trabalham nesses espaços e recebem salários que são gastos dentro do próprio parque. O modelo de negócios inovador e a rápida expansão global da Kidzania fizeram com que a empresa fosse indicada por Dominique Turpin, presidente da conceituada escola de negócios suíça IMD, como uma das marcas de países emergentes com potencial de se tornar global. Turpin chegou a dizer que a Kidzania tem potencial de se transformar na “nova Disney”.

A Kidzania chega ao Brasil em parceria com o empresário Emílio Medina, presidente da multinacional de mídia e publicidade Clear Channel. A previsão é que a primeira unidade brasileira receba 2.500 crianças por dia e fature 80 milhões de reais em seu ano de estreia.

Medina planeja abrir outras duas unidades nos próximos três anos. “Vamos trazer ao Brasil o conceito de entretenimento pela educação”, diz Medina. “Depois de São Paulo, vamos levar a Kidzania para outras cidades carentes em opções para as crianças, como Belo Horizonte, Brasilía e Curitiba”.